EDUCAÇÃO EMPREENDEDORA: RELATO DA EXPERIÊNCIA DA UNIVERSIDADE TECNOLÓGICA FEDERAL DO PARANÁ, CAMPUS PATO BRANCO

Autores

  • Elizandra Machado Follmann Universidade Tecnológica Federal do Paraná - UTFPR
  • Liliane Canopf Universidade Tecnológica Federal do Paraná - UTFPR.
  • Neimar Follmann Universidade Tenológica Federal do Paraná - UTFPR.
  • Bianca Ukita Monteiro

DOI:

https://doi.org/10.48075/rfc.v22i35.24617
Agências de fomento
Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas

Palavras-chave:

Empreendedorismo, Educação Empreendedora, Cultura Empreendedora, Universidade.

Resumo

Apresenta-se neste artigo a experiência do projeto de extensão Educação Empreendedora realizado nos anos de 2017e 2018 na Universidade Tecnológica Federal do Paraná – Campus Pato Branco, em parceria com o SEBRAE-PR. A UTFPR é uma instituição de ensino superior com diversas iniciativas em prol da disseminação da cultura empreendedora como disciplinas de empreendedorismo e um programa de incubação com hotel e incubadora para novos negócios baseados em inovação e tecnologia. O projeto relatado contemplou estudantes, professores, servidores e comunidade externa através das etapas de estruturação, gestão, mensuração e avaliação. Foram alcançados objetivos de integração das iniciativas institucionais já existentes, palestras, missão internacional, capacitação de professores, bancas de novos negócios e protagonismo estudantil. Ao longo dos dois anos participaram 4 mil estudantes da Universidade e 10 mil pessoas da comunidade externa. Como legado o projeto criou um Centro de Empreendedorismo para pesquisa e continuidade da disseminação da cultura empreendedora.

Biografia do Autor

Elizandra Machado Follmann, Universidade Tecnológica Federal do Paraná - UTFPR

Doutora no programa de Pós Graduação em Engenharia de Produção UFSC. Mestrado em Engenharia e Gestão do Conhecimento pela Universidade Federal de Santa Catarina UFSC (2012). Possui graduação em Administração com Hab. em Gestão da Informação pela Faculdade de Pato Branco (2006) Bolsista Orientadora Projeto ALI/SC SEBRAE - CNPq. É pesquisadora do Núcleo de Gestão para Sustentabilidade (NGS) e seu interesse de pesquisa está relacionado à criação de novas empresas, planos de negócio, gestão do conhecimento e gestão do capital intelectual em startups. Possui experiência na área Hospitalar e Varejo, é professora de Marketing, Vendas, Gestão do Conhecimento, Empreendedorismo, Estratégia, Gestão de Projetos e Inovaçã.

Liliane Canopf, Universidade Tecnológica Federal do Paraná - UTFPR.

Possui graduação em Administração pela Universidade Tecnológica Federal do Paraná (1995) e em Teologia pela Unicesumar (2013), mestrado em Gestão de Negócios pela Universidade Estadual de Maringá (2003) e doutorado em Administração pelo Programa de Mestrado e Doutorado em Administração da Universidade Positivo (2013). É Pós-Doutora no Programa de Pós-Graduação em Administração da Universidade do Vale do Itajaí (PPGA - UNIVALI Conceito 5 / bolsa CAPES PNPD). É professora da Universidade Tecnológica Federal do Paraná e tem experiência na área de Administração, com ênfase em Pesquisa em Administração e Estudos Organizacionais, atuando principalmente nos seguintes temas: Ensino em Administração, Emoção, Prática, Subjetividade e Pesquisa Qualitativa.

Neimar Follmann, Universidade Tenológica Federal do Paraná - UTFPR.

É doutor e mestre em Logística pelo Programa de Pós-Graduação em Engenharia de Produção da Universidade Federal de Santa Catarina. É especialista em Métodos de Melhoria da Produtividade e Bacharel em Administração pela Universidade Tecnológica Federal do Paraná. Há mais de 15 anos atua em atividades da logística, à qual se dedica atualmente com pesquisas e soluções, como o desenvolvimento e aplicação de métodos para avaliação do desempenho e benchmarking (Modelo de Maturidade Logística - MML), apuração e análise de custos logísticos e uso da Teoria das Restrições (TOC) na logística. Atualmente é Diretor de Relações Empresariais e Comunitária da UTFPR Pato Branco.

Bianca Ukita Monteiro

Formada em Administraçao pela Universidade Tecnologica Federal do Paraná - UTPFR. Trabalhou como bolista no projeto Educação Empreendedora.

Downloads

Publicado

08-10-2020

Como Citar

FOLLMANN, E. M.; CANOPF, L.; FOLLMANN, N.; MONTEIRO, B. U. EDUCAÇÃO EMPREENDEDORA: RELATO DA EXPERIÊNCIA DA UNIVERSIDADE TECNOLÓGICA FEDERAL DO PARANÁ, CAMPUS PATO BRANCO. Revista Faz Ciência, [S. l.], v. 22, n. 35, p. 117, 2020. DOI: 10.48075/rfc.v22i35.24617. Disponível em: https://e-revista.unioeste.br/index.php/fazciencia/article/view/24617. Acesso em: 29 mar. 2024.

Edição

Seção

Artigos