O QUE PENSA UM GRUPO DE LICENCIADOS SOBRE A PRÁTICA DA EDUCAÇÃO AMBIENTAL NO CONTEXTO ESCOLAR?

Autores

DOI:

https://doi.org/10.48075/rfc.v22i35.24997

Palavras-chave:

Educação Ambiental. Prática Pedagógica. Projetos Escolares.

Resumo


Este artigo aborda ações relacionadas à Educação Ambiental (EA) no entendimento de um grupo de licenciados ingressantes em um programa de pós-graduação na área de ensino de Ciências e Matemática sobre a prática docente. O objetivo foi identificar as concepções dos licenciados sobre o tema. Utilizou-se um questionário para a coleta dos dados, cujas respostas compuseram o corpus de análise desse estudo. O processamento dos dados foi realizado por meio da Análise Textual Discursiva. Diante da análise dos dados, constatou-se que os docentes estão inclinados a uma abordagem conservadora, evidenciadas pela maneira fragmentada que pensam sobre a temática, refletindo em suas ações pedagógicas. Diante da discussão produzida, entendemos que o enfrentamento destes obstáculos é possível mediante uma mudança na forma como o professor compreende e dimensiona o problema da EA, uma vez que reflete na sua prática pedagógica. Concluiu-se que a ação mais efetiva é ressignificar o entendimento dos professores em relação a EA.

Biografia do Autor

Diego Machado Ozelame, Universidade Estadual de Londrina- UEL.

Doutor em Ensino de Ciências e Educação Matemática pela Universidade Estadual de Londrina -UEL. Mestre em Educação em Ciências e Matemática pela Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul. Especialista em Ensino de Ciências pela Universidade Federal Tecnológica do Paraná -UFTR. Graduado em Ciências Biológicas pela Universidade de Caxias do Sul - UCS.

Mônica da Silva Gallon, Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul- PUCRS.

Doutora e mestra em Educação em Ciências e Matemática pela Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (PUCRS). Licenciada em Biologia, pela Universidade do Vale do Rio dos Sinos (UNISINOS) e Pedagogia pelo Centro Universitário Internacional (UNINTER). Professora da rede municipal de Canoas/RS

João Bernardes da Rocha Filho, Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul- PUCRS.

Pós-doutorado em Enseñanza de las Ciencias (Facultad de Educación/PUC Chile). Doutorado em Engenharia, na área de Metrologia e Instrumentação pela UFSC. Professor titular da Faculdade de Física (FAFIS) e do Programa de Pós Graduação em Educação em Ciências e Matemática da Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul - PUCRS.

Downloads

Publicado

08-10-2020

Como Citar

OZELAME, D. M.; GALLON, M. da S.; DA ROCHA FILHO, J. B. O QUE PENSA UM GRUPO DE LICENCIADOS SOBRE A PRÁTICA DA EDUCAÇÃO AMBIENTAL NO CONTEXTO ESCOLAR?. Revista Faz Ciência, [S. l.], v. 22, n. 35, p. 51, 2020. DOI: 10.48075/rfc.v22i35.24997. Disponível em: https://e-revista.unioeste.br/index.php/fazciencia/article/view/24997. Acesso em: 18 ago. 2022.

Edição

Seção

Artigos