PANORAMA DO SETOR DE ENERGIA ELÉTRICA NO BRASIL E NO PARANÁ: POLÍTICAS E DESAFIOS PARA ENERGIAS ALTERNATIVAS

Autores

DOI:

https://doi.org/10.48075/rfc.v23i38.26751

Palavras-chave:

Energias Renováveis. Energia Eólica. Energia Solar.

Resumo


A energia elétrica é elemento essencial para a execução de praticamente todas as atividades dos seres humanos. Mas a maneira como ela é gerada pode causar impactos severos ao meio ambiente. Este artigo faz um panorama do setor de energia elétrica no Brasil e no estado do Paraná com intuito de analisar políticas e desafios para a geração de energias alternativas, consideradas sustentáveis do ponto de vista ambiental e econômico. Consiste em uma análise de revisão da literatura com pesquisa bibliográfica. Os principais resultados revelam que o Brasil vem diminuindo a dependência das fontes hídricas, mas ainda precisa investir para ampliar as fontes alternativas. O Brasil está diminuindo a emissão de poluentes no setor de eletricidade, mas o mesmo não vem ocorrendo no estado do Paraná. As principais políticas energéticas criadas até hoje com intuito de incentivar as fontes alternativas foram o PROINFA e o PAC em âmbito nacional, e o Programa Paranaense de Energias Renováveis e Projeto Smart Energy, no estado do Paraná. O Brasil, assim como o Paraná, tem elevado potencial para desenvolver fontes menos poluentes para geração de energia. É preciso coordenação entre as políticas e planejamento a médio e longo prazo.

Biografia do Autor

Taíse Fátima Mattei, IFPR- Palmas

Doutora em Teoria Econômica pelo Programa de Pós-Graduação em Ciências Econômicas - PCE - da Universidade Estadual de Maringá. Mestra em Gestão e Desenvolvimento Regional pela Universidade Estadual do Oeste do Paraná (UNIOESTE) campus de Francisco Beltrão. Bacharela em Ciências Econômicas pela Universidade Estadual do Oeste do Paraná (UNIOESTE) campus de Francisco Beltrão. Professora Substituta no Instituto Federal do Paraná, campus de Palmas. Possui experiência na utilização de softwares econométricos como Stata e R.

José Luiz Parré, UEM

Atualmente é Professor Titular do Departamento de Economia da Universidade Estadual de Maringá (UEM) e do Programa de Pós-graduação em Economia (PCE/UEM). Possui graduação em Engenharia Agronômica pela Universidade Federal de Viçosa (1992), Mestrado (1995) e Doutorado (2000) em Economia Aplicada pela Universidade de São Paulo (ESALQ/USP). Tem experiência na área de Economia, com ênfase em Economia Agrária, atuando principalmente nos seguintes temas: agronegócio, desenvolvimento agrícola, economia paranaense, insumo-produto e econometria espacial. Atuou como avaliador institucional e de cursos pelo INEP/MEC. Coordenador do Programa de pós-graduação em Economia da UEM (2006/2008 e 2014/2016). Atua como Consultor do CNPq, da CAPES, da Facepe e da Fundação Araucária. Coordenador do Comitê Assessor da Área de Ciências Sociais Aplicadas da Fundação Araucária-PR (Gestão 2013-2016). É membro da Associação Brasileira de Estudos Regionais e Urbanos (ABER) e da Sociedade Brasileira de Economia e Sociologia Rural (SOBER)

Downloads

Publicado

27-10-2021

Como Citar

MATTEI, T. F.; PARRÉ, J. L. PANORAMA DO SETOR DE ENERGIA ELÉTRICA NO BRASIL E NO PARANÁ: POLÍTICAS E DESAFIOS PARA ENERGIAS ALTERNATIVAS. Revista Faz Ciência, [S. l.], v. 23, n. 38, 2021. DOI: 10.48075/rfc.v23i38.26751. Disponível em: https://e-revista.unioeste.br/index.php/fazciencia/article/view/26751. Acesso em: 9 dez. 2021.

Edição

Seção

Artigos