HABILIDADES CULINÁRIAS NA PANDEMIA DE COVID-19: DIÁLOGOS POSSÍVEIS ENTRE GASTRONOMIA E SOBERANIA E SEGURANÇA ALIMENTAR E NUTRICIONAL

Autores

DOI:

https://doi.org/10.48075/rfc.v23i37.27014

Palavras-chave:

Gastronomia, Habilidades Culinária, Soberania e Segurança Alimentar e Nutricional

Resumo


Neste artigo, buscamos aprofundar a discussão sobre os efeitos da pandemia da Covid-19 no ato de cozinhar e se alimentar em casa. Partimos de uma ideia ampliada de Gastronomia para discutir seu potencial educativo no desenvolvimento de habilidades culinárias e a promoção da alimentação saudável, com base no Guia Alimentar para a População Brasileira. Para tal, apresentamos aproximações entre o campo de conhecimento da Gastronomia com o da Soberania e Segurança Alimentar e Nutricional (SSAN), por meio da reflexão dos conceitos e políticas públicas de alimentação e nutrição, e também pela observação do Índice de Isolamento Social com buscas realizadas na internet pelos termos “receitas culinárias”, “pão” x “bolo”, entre os meses de fevereiro e agosto de 2020. Espera-se dessa forma compreender como a gastronomia pode contribuir para fortalecer as estratégias Educação Alimentar e Nutricional (EAN) com uma perspectiva dialógica e problematizadora.

Biografia do Autor

Juliana Dias Rovari Cordeiro, Instituto Nutes de Educação em Ciências e Saúde - UFRJ

Bacharela em Comunicação Social (FACHA), mestra em Educação em Ciências e Saúde (Nutes/UFRJ) e doutora em História das Ciências e das Técnicas   e Epistemologia (HCTE/UFRJ).  Realiza estágio pós-doutoral no Programa de Pós-Graduação em Educação em Ciências e Saúde (PPGECS/Nutes), onde é professora colaboradora e pesquisadora do Grupo de Estudos Sobre Desigualdades na Educação e na Saúde (Gedes).

Filipe Pessoa dos Santos, Instituto Nutes de Educação em Ciências e Saúde - UFRJ

Bacharel em Gastronomia pela Universidade Federal do Rio de Janeiro. Mestrando no Programa de Pós-Graduação de Educação em Ciências e Saúde, do Instituto NUTES de Educação em Ciências e Saúde da Universidade Federal do Rio de Janeiro

Paula Ramos, Instituto NUTES de Educação em Ciências e Saúde - UFRJ

Possui doutorado em Educação em Ciências e Saúde pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (2010); mestrado em Tecnologia Educacional para Saúde pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (2006) e bacharelado em Ciências Biológicas pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (1999). Atualmente, é professora adjunta no Instituto NUTES de Educação em Ciências e Saúde (NUTES)/UFRJ.

Downloads

Publicado

07-04-2021

Como Citar

CORDEIRO, J. D. R.; SANTOS, F. P. dos; RAMOS, P. HABILIDADES CULINÁRIAS NA PANDEMIA DE COVID-19: DIÁLOGOS POSSÍVEIS ENTRE GASTRONOMIA E SOBERANIA E SEGURANÇA ALIMENTAR E NUTRICIONAL. Revista Faz Ciência, [S. l.], v. 23, n. 37, p. 34–55, 2021. DOI: 10.48075/rfc.v23i37.27014. Disponível em: https://e-revista.unioeste.br/index.php/fazciencia/article/view/27014. Acesso em: 7 dez. 2021.

Edição

Seção

DOSSIÊ "Segurança Alimentar e Nutricional: Abordagens interdisciplinares"