DIREITO HUMANO À ALIMENTAÇÃO ADEQUADA: UMA VISÃO HOLÍSTICA

Autores

DOI:

https://doi.org/10.48075/rfc.v23i37.27036
Agências de fomento
Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior – CAPES

Palavras-chave:

Direito humano à Alimentação Adequada. Cultura. Gênero. Direito à Informação. Ambiente.

Resumo

Este artigo traz reflexões gerais acerca do Direito Humano à Alimentação Adequada - DHAA, em especial quanto a sua abrangência e complexidade. Para isso, com o objetivo de compreender o DHAA, foram abordadas cinco dimensões: a) dimensão fisiológica/nutricional; b) dimensão cultural; c) dimensão gênero; d) dimensão informação; e) dimensão ambiental. Tais dimensões são exemplificativas e demonstram as relações do DHAA com outros direitos humanos e sua importância para uma vida digna.

Biografia do Autor

Maria Vitória Fontolan, Universidade Estadual do Oeste do Paraná - UNIOESTE

Graduada em Direito. Mestranda em Desenvolvimento Rural Sustentável pelo Programa de Pós-graduação em Desenvolvimento Rural Sustentável – UNIOESTE. Integra o Grupo de Pesquisa em Segurança Alimentar (Gepsa).

Romilda De Souza Lima, Universidade Estadual do Oeste do Paraná - UNIOESTE

Professora Adjunta do Departamento de Nutrição, na área de socioantropologia da alimentação, e pesquisadora do Programa de Pós-Graduação em Desenvolvimento Rural Sustentável da UNIOESTE. Orienta no mestrado e no doutorado. Integra a Rede Brasileira de Pesquisa em Soberania e Segurança Alimentar e Nutricional. Integra o Grupo de Pesquisa em Segurança Alimentar, da UNIOESTE.

Downloads

Publicado

07-04-2021

Como Citar

FONTOLAN, M. V.; DE SOUZA LIMA, R. DIREITO HUMANO À ALIMENTAÇÃO ADEQUADA: UMA VISÃO HOLÍSTICA. Revista Faz Ciência, [S. l.], v. 23, n. 37, p. 79–107, 2021. DOI: 10.48075/rfc.v23i37.27036. Disponível em: https://e-revista.unioeste.br/index.php/fazciencia/article/view/27036. Acesso em: 28 mar. 2024.

Edição

Seção

DOSSIÊ "Segurança Alimentar e Nutricional: Abordagens interdisciplinares"