A CADEIA PRODUTIVA DO LEITE NO PARANÁ E SUA CONTRIBUIÇÃO NO DESENVOLVIMENTO ECONÔMICO DA MICRORREGIÃO DE TOLEDO

Autores

  • Joseli Turmina da Luz Universidade Estadual do Oeste do Paraná https://orcid.org/0000-0002-1736-7066
  • Moacir Piffer Universidade Estadual do Oeste do Paraná
  • Valdir Antonio Galante Universidade Estadual do Oeste do Paraná

DOI:

https://doi.org/10.48075/rfc.v24i39.27856
Agências de fomento
CNPQ

Palavras-chave:

Desenvolvimento Econômico, Cadeia do Leite, Geração de Emprego

Resumo

Este artigo analisou a contribuição da cadeia produtiva do leite no desenvolvimento econômico da microrregião de Toledo, no período de 2006 a 2018. Utilizou-se a abordagem teórica de base econômica de Albert Hirschman para fundamentar a análise através dos indicadores de Quociente Locacional, Coeficiente de Especialização e o Coeficiente de Reestruturação para os setores da criação de bovinos para leite, preparação do leite e fabricação de laticínios. Os resultados mostraram que os municípios da microrregião, no período entre 2006 a 2018, passaram por importantes processos de reestruturação de suas atividades econômicas, demonstrando que a atividade leiteira faz parte da realidade econômica da microrregião, principalmente, para o setor agroindustrial. A cadeia produtiva do leite é responsável por um importante número de empregos formais nos municípios analisados, gerando emprego e contribuindo para o desenvolvimento econômico da microrregião de Toledo.

 

Biografia do Autor

Joseli Turmina da Luz, Universidade Estadual do Oeste do Paraná

Mestranda em Desenvolvimento Regional e Agronegócio pela Unioeste – Universidade Estadual do Oeste do Paraná – Campus Toledo. Bolsista da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES).

Moacir Piffer, Universidade Estadual do Oeste do Paraná

Doutor em Desenvolvimento Regional, Docente do Programa de Pós-Graduação em Desenvolvimento Regional e Agronegócio e Docente do Curso de Ciências Econômicas da Unioeste – Universidade Estadual do Oeste do Paraná – Campus Toledo.

Valdir Antonio Galante, Universidade Estadual do Oeste do Paraná

Doutor em Desenvolvimento Regional e Agronegócio e Docente do Curso de Ciências Econômicas da Unioeste – Universidade Estadual do Oeste do Paraná – Campus Toledo.

Downloads

Publicado

13-07-2022

Como Citar

DA LUZ, J. T.; PIFFER, M. .; GALANTE, V. A. A CADEIA PRODUTIVA DO LEITE NO PARANÁ E SUA CONTRIBUIÇÃO NO DESENVOLVIMENTO ECONÔMICO DA MICRORREGIÃO DE TOLEDO. Revista Faz Ciência, [S. l.], v. 24, n. 39, p. 30–57, 2022. DOI: 10.48075/rfc.v24i39.27856. Disponível em: https://e-revista.unioeste.br/index.php/fazciencia/article/view/27856. Acesso em: 16 abr. 2024.