A QUIMERA DO DESENVOLVIMENTO EM QUESTÃO: 8 teses contemporâneas e o mundo pandêmico

Autores

DOI:

https://doi.org/10.48075/rfc.v23i38.28350

Resumo


O objetivo deste ensaio é revisitar teses contemporâneas sobre desenvolvimento e realizar um exercício de interpretação da pandemia do Coronavírus. O método consiste em revisão bibliográfica das teses de Douglass North, Amartya Sen, Jared Diamond, Karl Polanyi, Sérgio Boisier, Ignacy Sachs, Gilberto Dupas e Alberto Acosta, para então estabelecer uma comparação das suas interpretações e considerar a aplicação de seus referenciais em relação à pandemia. Como principais resultados percebe-se que estes autores alertam para as seguintes questões:  i) A matriz institucional é fator determinante em relação ao modo como é feito o enfrentamento da pandemia; ii) A pandemia nos privou de um conjunto de liberdades substantivas; iii) O surgimento de doenças pode ser lido como uma reação da natureza em função da forma como a sociedade vive em que a saúde sempre é colocada em segundo plano; iv) Muitas pessoas conseguiram reagir às diferentes crises causadas pela pandemia, entretanto, o papel do Estado é central no processo; v) As características regionais são decisivas no enfrentamento da pandemia, passando por questões ambientais, econômicas, sociais e políticas; vi) O enfrentamento da pandemia precisa conciliar as dimensões econômica, social, ambiental,  política e territorial; vii) É necessário reconstruir o equilíbrio entre indivíduo, sociedade e a natureza com um novo estilo de vida; viii) A pandemia demonstrou a incapacidade do sistema capitalista, associado à ciência e a tecnologia, em lidar com os problemas ambientais e sociais decorrentes, pois, mais uma vez, os mais pobres é que sofrem os maiores prejuízos.

Biografia do Autor

Clério Plein, Universidade Estadual do Oeste do Paraná

Professor Associado da Universidade Estadual do Oeste do Paraná. Bacharel em Economia Doméstica (UNIOESTE). Mestre e Doutor em Desenvolvimento Rural (UFRGS). Pesquisador do Programa de Pós-Graduação em Desenvolvimento Rural Sustentável (PPGDRS), da UNIOESTE.

Downloads

Publicado

27-10-2021

Como Citar

PLEIN, C. A QUIMERA DO DESENVOLVIMENTO EM QUESTÃO: 8 teses contemporâneas e o mundo pandêmico. Revista Faz Ciência, [S. l.], v. 23, n. 38, 2021. DOI: 10.48075/rfc.v23i38.28350. Disponível em: https://e-revista.unioeste.br/index.php/fazciencia/article/view/28350. Acesso em: 9 dez. 2021.

Edição

Seção

Artigos