O FUTEBOL COMO FERRAMENTA DE APROXIMAÇÃO DO TELEJORNAL

Autores

DOI:

https://doi.org/10.48075/rfc.v24i40.28361

Resumo

O presente trabalho constitui um ensaio. Os telejornais têm por função informar e ser uma fonte de atualização, dessa forma “conversam” com os telespectadores interagindo o que produz nessa população a falsa impressão de diálogo. Esta sensação de aproximação é dada por uma representação da vida real, por meio do espetáculo. Ele é utilizado para elevar a audiência e com o futebol não é diferente, a modalidade é usada como “veículo” de notícias na televisão e por isso contribui para sua identificação com o telespectador. Com este intuito, no dia 08 de julho 2019, o Jornal Nacional buscou apresentar um “perfil humanizado” dos jogadores campeões da Copa América, com marcas de proximidade com intuito de produzir a percepção da realidade. Estas estratégias quando, usadas pelo programa direcionam à “conquista” da legitimação e credibilidade junto ao público. As informações foram construídas por meio da imitação da ação representada por imagens e depoimentos exibidos com a presença de conteúdos morais e os papéis desempenhados pelos atores que são mostrados nas notícias. O tom emocional também pode ser apontado como um aspecto característico de ligação entre o público e o telejornal.

Biografia do Autor

Talita Lima Chechin Camacho Arrebola , Pontifícia Universidade Católica de São Paulo - PUC/SP

Doutora em Comunicação e Semiótica na Pontifícia Universidade Católica de São Paulo - PUC/SP. Mestre em Comunicação e Semiótica na Pontifícia Universidade Católica de São Paulo - PUC/SP. Graduada em Comunicação Social - Jornalismo, pela Universidade Estadual de Londrina - UEL (2016) e em Educação Física pela Universidade Norte do Paraná (2007), Especialista em Metodologia do Ensino Superior (2008), pela Unopar, Especialista em Acupuntura (2012) pelo IBRATE - Londrina.

Downloads

Publicado

25-01-2023

Como Citar

ARREBOLA , T. L. C. C. . O FUTEBOL COMO FERRAMENTA DE APROXIMAÇÃO DO TELEJORNAL. Revista Faz Ciência, [S. l.], v. 24, n. 40, 2023. DOI: 10.48075/rfc.v24i40.28361. Disponível em: https://e-revista.unioeste.br/index.php/fazciencia/article/view/28361. Acesso em: 11 maio. 2024.

Edição

Seção

Artigos