ESTUDO SOBRE A FELICIDADE E OS IMPACTOS DA PANDEMIA DA COVID-19

CONTRIBUIÇÕES DA ECONOMIA COMPORTAMENTAL

Autores

  • Valéria Aparecida Cheroni Universidade Estadual de Maringá
  • Mara Lucy Castilho Universidade Estadual de Maringá

DOI:

https://doi.org/10.48075/rfc.v24i39.28407

Resumo

O presente trabalho teve como problemática central encontrar quais são os fatores responsáveis para se determinar a felicidade e relacioná-los com a atual situação de pandemia provocada pela COVID-19. Para tanto, utilizou-se de aplicação de questionário (online), pautado nas premissas da Economia Comportamental no que se refere à biocaracterísticas, bem como os fatores que se relacionam (direta ou indiretamente) com a felicidade dos indivíduos. Diante da discussão das variáveis abordadas foi possível obter resultados sobre os seguintes fatores: a renda não possui relação positiva com a felicidade, assim como o desemprego não está atrelado à infelicidade. Os respondentes que se declararam infelizes, também não se consideram saudáveis, diferentemente dos felizes e muito felizes. Por fim, não houve distinção na felicidade entre os indivíduos solteiros e sem filhos, mais uma vez contrariando a literatura pertinente.

Biografia do Autor

Valéria Aparecida Cheroni, Universidade Estadual de Maringá

Graduada em Ciências Econômicas pela Universidade Estadual de Maringá.

Mara Lucy Castilho, Universidade Estadual de Maringá

Professora Adjunta do Departamento de Economia da Universidade Estadual de Maringá (UEM). Doutora em Economia Aplicada pela UFV.

Downloads

Publicado

13-07-2022

Como Citar

CHERONI, V. A.; CASTILHO, M. L. ESTUDO SOBRE A FELICIDADE E OS IMPACTOS DA PANDEMIA DA COVID-19: CONTRIBUIÇÕES DA ECONOMIA COMPORTAMENTAL. Revista Faz Ciência, [S. l.], v. 24, n. 39, p. 106–119, 2022. DOI: 10.48075/rfc.v24i39.28407. Disponível em: https://e-revista.unioeste.br/index.php/fazciencia/article/view/28407. Acesso em: 20 abr. 2024.