Importância do ácido 18-Metilecoisanoico no cuidado com o cabelo

Autores

DOI:

https://doi.org/10.48075/rfc.v25i41.30594

Resumo

O composto ácido 18-metileicosanoico é um tipo de ácido graxo que ocorre naturalmente nos cabelos e funciona como um componente chave da superfície cuticular. Especificamente, ele cria uma barreira hidrofóbica que ajuda a lubrificar os cabelos e manter sua aparência. O objetivo deste estudo foi examinar o papel do 18-MEA no cuidado dos cabelos e seu potencial impacto no comportamento e aparência de cada fio. Para guiar nossa investigação, formulamos a seguinte pergunta: "O ácido 18-metileicosanoico (18-MEA) é um fator significativo na influência das propriedades das fibras capilares e no aprimoramento da aparência dos cabelos?" Foi realizada uma revisão integrativa da literatura usando fontes como o Google Scholar e a Biblioteca Nacional de Medicina (PUBMED) com os descritores DeCS / MeSH: "ácido 18-metileicosanoico", "hair", "análise capilar". Foram incluídos artigos em português e inglês publicados entre 2002 e 2022, com critérios de exclusão baseados em relevância e acessibilidade, resultando na seleção de 14 artigos. A análise desses artigos revelou que a ausência de 18-MEA na superfície cuticular do cabelo pode levar a uma diminuição no ângulo de contato e um aumento na força de fricção. Além disso, estudos mostraram que a incorporação de 18-MEA por meio de formulações cosméticas pode resultar em hidrofobicidade persistente nos cabelos, destacando ainda mais sua importância na influência das propriedades capilares, como adesão e redução de fricção, promovendo uma aparência mais saudável para os cabelos.

Biografia do Autor

Paulo Rodrigo Lima Braz, Centro Universitário Maurício de Nassau

Graduando em farmácia pelo Centro Universitário Maurício de Nassau.

Raquell de Castro Chaves, Universidade Estadual de Londrina

Farmacêutica. Especialista em Indústria Farmacêutica e doutora em Biotecnologia (área de atuação em Biotecnologia em Saúde). Pós-doutorado em Farmacologia no Departamento de Fisiologia e Farmacologia da Universidade Federal do Ceará. Docente do curso de Farmácia na Universidade Estadual de Londrina. Coorientadora do projeto.

Nadja lopes, Centro Universitario Maurício de Nassau

Farmacêutica. Doutora em Ciências Farmacêuticas pela Universidade Federal do Ceará. Docente do curso de Farmácia no Centro Universitário Maurício de Nassau (Sede Parangaba - Fortaleza, Ceará). Orientadora principal.

Downloads

Publicado

26-05-2023

Como Citar

LIMA BRAZ, P. R.; CHAVES, R. de C.; LOPES, N. M. de S. Importância do ácido 18-Metilecoisanoico no cuidado com o cabelo. Revista Faz Ciência, [S. l.], v. 25, n. 41, 2023. DOI: 10.48075/rfc.v25i41.30594. Disponível em: https://e-revista.unioeste.br/index.php/fazciencia/article/view/30594. Acesso em: 20 abr. 2024.

Edição

Seção

Artigos