Caracterização da gestão na agroindústria familiar no município de Guaraniaçu, Paraná.
DOI:
https://doi.org/10.48075/rfc.v25i42.30853Resumo
Ao longo de muitas décadas, a agricultura familiar tem enfrentado inúmeras dificuldades para se manter no meio rural, devido à estruturação do sistema agrário brasileiro, que se baseia em latifúndios e na usurpação das classes menos favorecidas. Além disso, a gestão das unidades produtivas também apresenta desafios cotidianos. Para melhorar as condições da agricultura familiar, a agroindústria familiar surge como uma ferramenta essencial nesse processo. Este artigo tem como objetivo compreender o planejamento e a organização da gestão das agroindústrias familiares no município de Guaraniaçu, no Paraná. Para alcançar esse objetivo, foram pesquisadas 11 agroindústrias nos dias 25 e 26 de agosto de 2022, por meio da aplicação de um questionário com perguntas de natureza quantitativa, caracterizando a pesquisa como descritiva. Em relação às considerações finais, observa-se que, em grande parte, essas agroindústrias contam com apoio técnico, mas não utilizam ferramentas de gestão que as auxiliem no planejamento e na tomada de decisões. Assim, é necessário oferecer apoio administrativo especializado aos agricultores, fornecendo as ferramentas e informações necessárias para melhorar a gestão de seus empreendimentos rurais.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial-ShareAlike 4.0 International License.
Aviso de Direito Autoral Creative Commons
Política para Periódicos de Acesso Livre
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
1. Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.2. Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
3. Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).
Licença Creative Commons
Esta obra está licenciada com uma Licença Creative Commons Atribuição-NãoComercial-CompartilhaIgual 4.0 Internacional, o que permite compartilhar, copiar, distribuir, exibir, reproduzir, a totalidade ou partes desde que não tenha objetivo comercial e sejam citados os autores e a fonte.