FUNDAMENTOS E PRÁTICAS DA FORMAÇÃO DO TRABALHADOR NO BRASIL: O LEGADO DOS ANOS 1990

Auteurs-es

  • Georgia Sobreira dos Santos Cêa

DOI :

https://doi.org/10.48075/rfc.v12i16.7438

Résumé

O artigo apresenta os referenciais teórico-metodológicos e os principais resultados de uma pesquisa coletiva que investigou os pressupostos e ações governamentais referentes a políticas de formação do trabalhador no Brasil, implementadas por quatro ministérios (educação, saúde, trabalho e defesa), a partir dos anos 1990. Por meio de análise documental e de estudos bibliográficos, a pesquisa permitiu evidenciar que as políticas de formação do trabalhador no Brasil, a partir da década de 1990, passaram a servir de instrumentos de regulação social do Estado brasileiro, mediando processos relacionados à reforma gerencial do Estado e à legitimação da destinação do fundo público para o setor privado.

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Publié-e

01-01-2000

Comment citer

CÊA, G. S. dos S. FUNDAMENTOS E PRÁTICAS DA FORMAÇÃO DO TRABALHADOR NO BRASIL: O LEGADO DOS ANOS 1990. Revista Faz Ciência, [S. l.], v. 12, n. 16, p. 101, 2000. DOI: 10.48075/rfc.v12i16.7438. Disponível em: https://e-revista.unioeste.br/index.php/fazciencia/article/view/7438. Acesso em: 18 juin. 2025.

Numéro

Rubrique

Dossiê Projeto Alfa III