A DIDÁTICA COMO ELEMENTO ARTICULADOR ENTRE TEORIA E PRÁTICA

Autores

  • Daniela Corrêa da Rosa
  • Isabel Cristina Corrêa Roesch

DOI:

https://doi.org/10.48075/rfc.v4i1.7468

Resumo

A Didática, no currículo dos cursos de formação do professor, apresenta-se como uma das disciplinas responsáveis pela efetivação de uma prática pedagógica repetitiva, acrítica e mecânica, quando assume uma característica eminentemente prescritiva, normativa, fundamentando-se em modelos pré-estabelecidos. O papel da Didática tem limitado-se à apreensão e transmissão de conhecimentos didáticos, isolados dos fins educacionais e sociais e, de certa forma, contribuindo para reforçar uma prática pedagógica repetitiva e mecânica. Acreditamos que a disciplina de Didática exerce função importante na sistematização e organização do ensino, ao procurar estabelecer o vínculo entre teoria e prática. A contribuição da Didática Geral para a pedagogia, enquanto área de estudo cujo objeto é o ensino, a respeito de seu conteúdo metodológico, não se vincula somente às discussões sobre o método de ensino específico de uma dada disciplina.

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Publicado

01-01-2000

Como Citar

DA ROSA, D. C.; ROESCH, I. C. C. A DIDÁTICA COMO ELEMENTO ARTICULADOR ENTRE TEORIA E PRÁTICA. Revista Faz Ciência, [S. l.], v. 4, n. 1, p. 119, 2000. DOI: 10.48075/rfc.v4i1.7468. Disponível em: https://e-revista.unioeste.br/index.php/fazciencia/article/view/7468. Acesso em: 28 mar. 2024.

Edição

Seção

Artigos