A METODOLOGIA DOS TEMAS GERADORES E O PROBLEMA DO CONTEÚDO NO ENSINO ESCOLAR

Autores

  • Maristela Signori Zatera

DOI:

https://doi.org/10.48075/rfc.v9i9.7503

Resumo

O presente artigo é resultado de uma pesquisa, bibliográfica, dealgumas das obras desenvolvidas pelos educadores brasileirosPaulo Freire e Dermeval Saviani. Inicialmente, busca-se descrevero contexto histórico, social e cultural por onde estes educadoresviveram ou vivem. Em seguida, faz-se uma análise sobre a Filosofiada Educação utilizada por ambos. Na fase seguinte, algumasindicações sobre a proposta de ensino da Pedagogia Libertadora ea Pedagogia Histórico-Critica. Com base nesta análise, ao final,aponta-se em que consiste o conteúdo para o educador PauloFreire, como também, o que se entende por conteúdo na fala doeducador Dermeval Saviani Por último, o posicionamento em defesado ensino do conteúdo no âmbito escolar, abrindo possibilidades afuturos debates.

Downloads

Publicado

01-01-2000

Como Citar

ZATERA, M. S. A METODOLOGIA DOS TEMAS GERADORES E O PROBLEMA DO CONTEÚDO NO ENSINO ESCOLAR. Revista Faz Ciência, [S. l.], v. 9, n. 9, p. 205, 2000. DOI: 10.48075/rfc.v9i9.7503. Disponível em: https://e-revista.unioeste.br/index.php/fazciencia/article/view/7503. Acesso em: 28 mar. 2024.

Edição

Seção

Artigos