O TEXTO COMO ELEMENTO MOBILIZADOR DE EXPERIÊNCIAS EDUCATIVAS

Autores

  • Benedita de Almeida
  • Mafalda Nesi Francischett

DOI:

https://doi.org/10.48075/rfc.v9i9.7505

Resumo

Este trabalho tem o propósito de discutir a importância de conceber o texto como um recurso didático propulsor do conhecimento, que possibilita refletir sobre a experiência educativa. A partir de depoimentos de acadêmicos do curso de Pedagogia e de licenciatura em Geografia e de informações obtidas na prática de sala de aula, buscamos investigar algumas dificuldades encontradas pelos alunos, na leitura e compreensão dos textos sugeridos pelos seus professores, durante a graduação. Que significado, sentido e importância os alunos atribuem aos textos? Que problemas ou lacunas explicitam no estudo dos textos? Para refletir sobre a temática, exploramos alguns aspectos do processamento da leitura e da interlocução, à luz de estudos que tratam da relação linguagem, interação e desenvolvimento e analisamos como a questão se relaciona com o tipo de formação fundamentada no ensino como "transmissão de conhecimento", que não privilegia o pensar e o desenvolvimento conceitual.

Downloads

Publicado

01-01-2000

Como Citar

DE ALMEIDA, B.; FRANCISCHETT, M. N. O TEXTO COMO ELEMENTO MOBILIZADOR DE EXPERIÊNCIAS EDUCATIVAS. Revista Faz Ciência, [S. l.], v. 9, n. 9, p. 257, 2000. DOI: 10.48075/rfc.v9i9.7505. Disponível em: https://e-revista.unioeste.br/index.php/fazciencia/article/view/7505. Acesso em: 20 abr. 2024.

Edição

Seção

Artigos