CONCEPÇÕES DE AVALIAÇÃO DE PROFESSORES DE MATEMÁTICA E ALUNOS DAS SÉRIES UNAIS DO ENSINO FUNDAMENTAI DA REDE PÚBLICA DO ESTADO DO PARANÁ

Autores

  • Marlisa Bernardi de Almeida
  • Luciana Del Castanhel Peron
  • Ricardo Desidério

DOI:

https://doi.org/10.48075/rfc.v10i11.7574

Resumo


Este trabalho objetivou investigar as concepções de avaliação da aprendizagem de professores de Matemática e alunos das séries finais do Ensino Fundamental da Rede Pública do Estado do Paraná e outras questões importantes referentes às práticas avaliativas presentes no processo de ensino e aprendizagem. O estudo possibilitou analisar as respostas aos questionários aplicados a professores e alunos, desse nivel de ensino, procurando categorizá-las e associá-las a um referencial teórico adequado a cada análise feita. Os resultados demonstraram que as concepções se associaram frequentemente à verificação da aprendizagem, servindo ao professor, prioritariamente. Tais resultados, longe de serem conclusivos, ampliam, no entanto, nossa compreensão a respeito da visão dos docentes e discentes sobre a avaliação, fornecendo um conjunto de informações bastante relevantes, tanto do ponto de vísta da reflexão teórica quanto do ponto de vista da prática educativa.

Downloads

Publicado

01-01-2000

Como Citar

DE ALMEIDA, M. B.; PERON, L. D. C.; DESIDÉRIO, R. CONCEPÇÕES DE AVALIAÇÃO DE PROFESSORES DE MATEMÁTICA E ALUNOS DAS SÉRIES UNAIS DO ENSINO FUNDAMENTAI DA REDE PÚBLICA DO ESTADO DO PARANÁ. Revista Faz Ciência, [S. l.], v. 10, n. 11, p. 37, 2000. DOI: 10.48075/rfc.v10i11.7574. Disponível em: https://e-revista.unioeste.br/index.php/fazciencia/article/view/7574. Acesso em: 28 set. 2021.

Edição

Seção

Artigos