IMPACTO DOS EMPREENDIMENTOS DO ESTADO NO PROCESSO DE ORGANIZAÇÃO E REORGANIZAÇÃO URBANO/REGIONAL: O CASO DE FOZ DO IGUAÇU

Autores

  • Edson Belo Clemente de Souza

DOI:

https://doi.org/10.48075/rfc.v1i1.7629

Resumo

O presente artigo analisa, através de dois empreendimentos do Estado: Itaipu Binacional e Avenida Beira-Rio, os impactos provocados no espaço na década de 70, momento histórico, político e econômico que insere o país num contexto capitalista gerido por forças militares. O capital brasileiro está á mercê do grande capital das multinacionais e que portanto assume "compromisso" de se produzir energia para atender a uma demanda industrial aliado a fatores geopolíticos. Foz do Iguaçu passa a se organizar em função da obra. O outro empreendimento - Avenida Beira - Rio, iniciada em outubro de 1994, apresenta caracteristicas diferentes no processo de produção e organização espacial, mas como a Itaipu Binacional, é o Estado que intervêm através de uma política urbana que arregimenta vários agentes produtores do espço. São dois períodos diferentes em que o Estado assume o seu papel enquanto interrventor do processo de produção urbano - regional.

Downloads

Publicado

01-01-2000

Como Citar

DE SOUZA, E. B. C. IMPACTO DOS EMPREENDIMENTOS DO ESTADO NO PROCESSO DE ORGANIZAÇÃO E REORGANIZAÇÃO URBANO/REGIONAL: O CASO DE FOZ DO IGUAÇU. Revista Faz Ciência, [S. l.], v. 1, n. 1, p. 75, 2000. DOI: 10.48075/rfc.v1i1.7629. Disponível em: https://e-revista.unioeste.br/index.php/fazciencia/article/view/7629. Acesso em: 18 abr. 2024.

Edição

Seção

Artigos