A FORMAÇÃO DO PROFESSOR PARA A EDUCAÇÃO DO CAMPO: EXPERIÊNCIA PEDAGÓGICA E O SABER PRODUZIDO NAS PRÁTICAS DO MOVIMENTO DOS TRABALHADORES RURAIS SEM TERRA

Autores

  • Yolanda Zancanella

DOI:

https://doi.org/10.48075/rfc.v10i12.7735

Resumo

A formação docente tem sido tema de estudo no contexto educacional; em se tratando de formação docente que direcione a atividade pedagógica à Educação do Campo, o estudo torna-se ainda mais relevante, na medida em que exige uma reflexão sobre a dualidade na formação pedagógica que embute experiências profissionais ao educador e o saber das práticas dos Movimentos Sociais. O artigo propõe a reflexão sobre este tema na medida em que buscou compreender a formação dos professores que atuam no campo a partir de um recorte da pesquisa que investigou o que é a educação do campo, suas especificidades e os motivos para alguns professores do Curso de Pedagogia regular assumir a formação dos educadores/as. Os resultados revelam que a formação docente para a Educação do Campo não se furtará da influência que o saber do campo exerce sobre o aprendizado dos povos do campo e não se tornará alheia a um novo modelo pedagógico de educação que inclui a prática dos Movimentos no aprendizado docente.

Downloads

Publicado

01-01-2000

Como Citar

ZANCANELLA, Y. A FORMAÇÃO DO PROFESSOR PARA A EDUCAÇÃO DO CAMPO: EXPERIÊNCIA PEDAGÓGICA E O SABER PRODUZIDO NAS PRÁTICAS DO MOVIMENTO DOS TRABALHADORES RURAIS SEM TERRA. Revista Faz Ciência, [S. l.], v. 10, n. 12, p. 99, 2000. DOI: 10.48075/rfc.v10i12.7735. Disponível em: https://e-revista.unioeste.br/index.php/fazciencia/article/view/7735. Acesso em: 20 abr. 2024.

Edição

Seção

Artigos