PROPRIEDADE INTELECTUAL: UMA ANÁLISE A PARTIR DA EVOLUÇÃO DAS PATENTES NO BRASIL
DOI:
https://doi.org/10.48075/rfc.v13i18.7977Palabras clave:
Propriedade Intelectual, Inovação Tecnológica, Patentes, Propriedade Industrial, ConhecimentoResumen
Este trabalho procura apresentar uma análise da evolução da propriedade intelectual no Brasil, a partir de informações sobre pedidos de patentes, com o objetivo de identificar a situação de uma parte da atividade inovadora brasileira. Os procedimentos metodológicos consistem em um levantamento de dados sobre patentes junto a Organização Mundial da Propriedade Intelectual e do Instituto Nacional da Propriedade Intelectual. Os dados demonstram informações sobre o cenário internacional e revelam um atraso relativo do sistema de inovação brasileiro em comparação a outros países. Fica constatado também, que o ensino superior brasileiro foi mais eficiente nos resultados de pesquisa e desenvolvimento comparado com as empresas brasileiras na última década. O estado de São Paulo apresenta a maior participação relativa entre os estados brasileiros no que se refere aos depósitos de patentes.
Descargas
Publicado
Cómo citar
Número
Sección
Licencia
Aviso de Direito Autoral Creative Commons
Política para Periódicos de Acesso Livre
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
1. Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.2. Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
3. Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).
Licença Creative Commons
Esta obra está licenciada com uma Licença Creative Commons Atribuição-NãoComercial-CompartilhaIgual 4.0 Internacional, o que permite compartilhar, copiar, distribuir, exibir, reproduzir, a totalidade ou partes desde que não tenha objetivo comercial e sejam citados os autores e a fonte.