DISPONIBILIDADE DOMICILIAR NO BRASIL DE MACRONUTRIENTES ENERGÉTICOS ORIUNDOS DOS ALIMENTOS ORGÂNICOS
DOI:
https://doi.org/10.48075/rfc.v14i19.8029Palavras-chave:
Segurança alimentar, Pesquisa de Orçamentos Familiares, alimentos orgânicosResumo
Este estudo teve por objetivo analisar o conteúdo de energia e macronutrientes, disponíveis nos domicílios brasileiros, oriundo dos alimentos orgânicos. Utilizou-se como base de dados informações contidas na Pesquisa de Orçamentos Familiares (POF 2008-2009), realizada pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) sobre aquisições de alimentos e bebidas orgânicos. Entre os resultados, destaca-se que os dados relativos à disponibilidade per capita de energia e participação dos macronutrientes no Valor Energético Total - VET revelou reduzida contribuição principalmente nas regiões Norte e Nordeste independente do setor (urbano ou rural) onde se localiza o domicílio. Nota-se que a disponibilidade (média) diária de energia para as famílias aumenta, em todas as regiões, conforme ocorre o crescimento dos rendimentos. Com relação à participação dos macronutrientes, observa-se que os conteúdos de carboidratos, proteínas e lipídeos são superiores nas áreas rurais das regiões Sul e Centro-Oeste. Paralelamente, verificou-se a reduzida quantidade média disponível para a totalidade das famílias brasileiras.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Aviso de Direito Autoral Creative Commons
Política para Periódicos de Acesso Livre
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
1. Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.2. Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
3. Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).
Licença Creative Commons
Esta obra está licenciada com uma Licença Creative Commons Atribuição-NãoComercial-CompartilhaIgual 4.0 Internacional, o que permite compartilhar, copiar, distribuir, exibir, reproduzir, a totalidade ou partes desde que não tenha objetivo comercial e sejam citados os autores e a fonte.