O POTENCIAL DOS ALIMENTOS TRADICIONAIS FUNCIONAIS NO CONTEXTO DA SEGURANÇA ALIMENTAR E NUTRICIONAL NO BRASIL
DOI:
https://doi.org/10.48075/rfc.v14i19.8046Palavras-chave:
Segurança Alimentar e Nutricional, Alimentos tradicionais, alimentos funcionaisResumo
Diversos fatores podem influenciar a alimentação e a saúde das pessoas. O Brasil por meio de sua política de Segurança Alimentar e Nutricional (SAN), tem realizado diversas ações, inclusive outras políticas que interajam com SAN, tais como o Plano Nacional de Produtos da Cadeia da Sóciobiodiversidade e a Política Nacional de Desenvolvimento Sustentável dos Povos e Comunidades Tradicionais. A definição brasileira de SAN, leva em consideração a questão da sustentabilidade, e levando-se em consideração que o país é dotado de imensa biodiversidade, as questões ambientais devem estar sempre presentes nas agendas públicas que dizem respeito à SAN, o que inclui, produção, acesso, e consumo de alimentos. Nesse contexto, surge a questão dos alimentos tradicionais, os quais são consumidos localmente e negligenciados em termos de propriedades de saúde. Assim, o presente artigo traz à discussão o potencial de alimentos tradicionais brasileiros como possíveis alimentos funcionais, dentro do contexto de SAN.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Aviso de Direito Autoral Creative Commons
Política para Periódicos de Acesso Livre
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
1. Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.2. Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
3. Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).
Licença Creative Commons
Esta obra está licenciada com uma Licença Creative Commons Atribuição-NãoComercial-CompartilhaIgual 4.0 Internacional, o que permite compartilhar, copiar, distribuir, exibir, reproduzir, a totalidade ou partes desde que não tenha objetivo comercial e sejam citados os autores e a fonte.