TAXA DE CÂMBIO E PREÇOS DE EXPORTAÇÃO DA CARNE DE FRANGO EM SANTA CATARINA
DOI:
https://doi.org/10.48075/rfc.v14i20.8720Palavras-chave:
regime cambial fixo e flutuante, setor avícola catarinense, séries temporaisResumo
Dada a importância do setor avícola de Santa Catarina na geração de receita em moeda estrangeira e que a taxa de câmbio influencia o desempenho das vendas externas de carne frango catarinense e o preço externo pelo qual este produto é comercializado, este artigo analisa os efeitos das variações na taxa de câmbio real sobre os preços de exportação da carne de frango catarinense entre janeiro de 1989 a janeiro de 2013. A metodologia utilizada contempla os testes de raiz unitária, de causalidade de Granger, cointegração de Johansen, decomposição da variância dos erros de previsão, estimação da função impulso-resposta, teste de exogeneidade e modelo de correção de erros. O estudo foi realizado tanto para esse período completo quanto para dois subperíodos, sendo que o primeiro vigora a taxa de câmbio real fixa e o segundo predomina a taxa de câmbio flutuante. Os resultados demonstram que há relacionamento de longo prazo entre as variáveis quando se analisa o período completo, indicando que variações na taxa de câmbio real são repassadas para os preços de exportação da carne de frango. Entretanto, esse resultado não é verificado em cada subperíodo analisado. Com base na decomposição da variância dos erros de previsão, a taxa de câmbio passa a explicar uma maior participação da variância dos erros de previsão dos preços de exportação da carne de frango quando vigora o regime de câmbio flutuante. Ademais, os desequilíbrios transitórios são corrigidos lentamente mesmo diante do regime de câmbio flutuante.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Aviso de Direito Autoral Creative Commons
Política para Periódicos de Acesso Livre
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
1. Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.2. Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
3. Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).
Licença Creative Commons
Esta obra está licenciada com uma Licença Creative Commons Atribuição-NãoComercial-CompartilhaIgual 4.0 Internacional, o que permite compartilhar, copiar, distribuir, exibir, reproduzir, a totalidade ou partes desde que não tenha objetivo comercial e sejam citados os autores e a fonte.