PERFIL TECNOLÓGICO DAS AGROINDUSTRIAS FAMILIARES DE FRANCISCO BELTRÃO – PR
DOI:
https://doi.org/10.48075/rfc.v14i20.8721Palavras-chave:
Agroindustrialização, processamento de alimentos, tecnologiaResumo
Este artigo tem como objetivo avaliar o perfil tecnológico das agroindústrias que comercializam seus produtos alimentícios junto à Cooperativa de Agricultura Familiar Integrada – COOPAFI, do município de Francisco Beltrão –PR. A avaliação das agroindústrias foi realizada através da aplicação de questionário estruturado e semi-estruturado aplicado nas propriedades rurais no período de 04 de março a 27 de abril de 2009. Tais agroindústrias possuem assessoria técnico-científica do projeto de Extensão “Desenvolvimento de Inovações Tecnológicas dos Produtos Alimentícios e Agroecológicos da Pequena Agroindústria Familiar, UNIOESTE – Campus de Francisco Beltrão, em parceria com a Fundação Araucária”. A pesquisa indicou que, 60 % dos associados da Coopafi atuam no processamento de produtos alimentícios artesanais, 27 % destes, processam produtos de panificação, biscoitos e massas, 21 % produzem queijo colonial, 11 % processam produtos derivados da cana de açúcar, como açúcar mascavo e melado, 11 % trabalham no processamento de embutidos, 6 % no ramo do mel, 6 % cachaça, 6 % trabalham com filetagem de peixe, 6 % no processamento de geleias e
6 % no abate de frango de corte.Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Aviso de Direito Autoral Creative Commons
Política para Periódicos de Acesso Livre
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
1. Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.2. Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
3. Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).
Licença Creative Commons
Esta obra está licenciada com uma Licença Creative Commons Atribuição-NãoComercial-CompartilhaIgual 4.0 Internacional, o que permite compartilhar, copiar, distribuir, exibir, reproduzir, a totalidade ou partes desde que não tenha objetivo comercial e sejam citados os autores e a fonte.