EM BUSCA DOS FUNDAMENTOS DA ADMINISTRAÇÃO: RELENDO ALGUNS CLÁSSICOS DAS TEORIAS DO CONHECIMENTO
DOI:
https://doi.org/10.48075/rfc.v14i20.8735Palavras-chave:
Teorias do Conhecimento, Correntes Epistemológicas, Fundamentos da AdministraçãoResumo
Em razão da velocidade das mudanças no contexto organizacional percebe-se intensa busca de instruções e ferramentas a fim de garantir a manutenção dos objetivos das empresas, por essa razão, os ambientes de formação acadêmica têm privilegiado a informação instrumental em detrimento do conhecimento teórico. No entanto, a falta de contato com os clássicos do conhecimento pode comprometer o entendimento do que é método e causar inconsistências nas abordagens das diferentes correntes do pensamento. Assim, o presente ensaio propõe um resgate de alguns clássicos das Teorias do Conhecimento, que fundamentam as principais correntes epistemológicas que inspiram o corpus teórico da Administração: racionalismo, empirismo, criticismo, positivismo, pragmatismo, funcionalismo, estruturalismo, fenomenologia, materialismo histórico dialético e o estruturacionismo. Este trabalho não esgota as abordagens.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Aviso de Direito Autoral Creative Commons
Política para Periódicos de Acesso Livre
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
1. Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.2. Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
3. Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).
Licença Creative Commons
Esta obra está licenciada com uma Licença Creative Commons Atribuição-NãoComercial-CompartilhaIgual 4.0 Internacional, o que permite compartilhar, copiar, distribuir, exibir, reproduzir, a totalidade ou partes desde que não tenha objetivo comercial e sejam citados os autores e a fonte.