RESILIÊNCIA: UM ESTUDO COM GERENTES DE UMA INSTITUIÇÃO FINANCEIRA QUE VIVENCIARAM UMA OPERAÇÃO DE AQUISIÇÃO
DOI:
https://doi.org/10.48075/rfc.v14i20.8736Palavras-chave:
resiliência, fatores de risco, vulnerabilidade, fatores de proteção internos, fatores de proteção externos.Resumo
A resiliência é o resultado de um processo ocorrido ao longo de um tempo, em que o corpo e principalmente a mente das pessoas, enfrentam e ultrapassam uma situação adversa. Isso ocorre mais em algumas pessoas do que em outras, devido a uma série de fatores que ainda estão sendo discutidos na literatura da área. Sabe-se, no entanto, que um desses fatores se refere a certos mecanismos, denominados de fatores de proteção, que estimulam o enfrentamento dos riscos, auxiliam as pessoas a suportarem as adversidades e a administrarem as conseqüências dos danos psicossociais das situações enfrentadas. Com base nisso, neste artigo pretende-se compreender o processo de resiliência no comportamento de gerentes que vivenciaram, no ano de 2000, uma operação de aquisição da instituição pública onde trabalhavam, por uma instituição privada, na qual permanecem até hoje. Os resultados apontam que os gerentes investigados demonstraram indícios de comportamento resiliente e hoje se encontram fortalecidos devido a diversos fatores de proteção, em detrimento da adversidade pela qual passaram.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Aviso de Direito Autoral Creative Commons
Política para Periódicos de Acesso Livre
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
1. Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.2. Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
3. Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).
Licença Creative Commons
Esta obra está licenciada com uma Licença Creative Commons Atribuição-NãoComercial-CompartilhaIgual 4.0 Internacional, o que permite compartilhar, copiar, distribuir, exibir, reproduzir, a totalidade ou partes desde que não tenha objetivo comercial e sejam citados os autores e a fonte.