MULHERES ENCARCERADAS: NÍVEL DE ESCOLARIDADE E MOTIVOS PARA TEREM EVADIDO DA ESCOLA

Autores

  • Gabriela Reyes Ormeno
  • Ana Carina Stelko-Pereira

DOI:

https://doi.org/10.48075/rfc.v15i22.9145

Palavras-chave:

encarceramento, criminalidade, evasão escolar

Resumo

O acesso à educação é um Direito do ser humano. Apesar disso ainda são muitos os brasileiros que não concluem o Ensino Fundamental e, tampouco, o Ensino Médio.  A baixa escolaridade está relacionada a poucas oportunidades de emprego e a baixos salários. Adicionalmente, pouca possibilidade de ocupação pode relacionar-se a envolvimento criminal, especialmente participação em furtos, roubos e tráfico de drogas. O objetivo desse estudo foi verificar o perfil da mulher encarcerada brasileira em relação ao nível de escolaridade e motivos para terem evadido da escola. Participaram desse estudo 152 mulheres encarceradas, as quais foram entrevistadas e tinham, em média, 28.9 anos e eram em sua maioria pardas (51%). Notou-se que 74.8% não conclui o Ensino Fundamental e os motivos para a evasão escolar foram não se sentirem aptas a aprender ou aceitas no contexto escolar. Estudos futuros poderiam descrever outros aspectos de como foi a vida escolar das encarceradas, por exemplo, a qualidade das relações que tinham com funcionários e colegas. 

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Publicado

01-01-2000

Como Citar

ORMENO, G. R.; STELKO-PEREIRA, A. C. MULHERES ENCARCERADAS: NÍVEL DE ESCOLARIDADE E MOTIVOS PARA TEREM EVADIDO DA ESCOLA. Revista Faz Ciência, [S. l.], v. 15, n. 22, p. 65, 2000. DOI: 10.48075/rfc.v15i22.9145. Disponível em: https://e-revista.unioeste.br/index.php/fazciencia/article/view/9145. Acesso em: 24 abr. 2024.

Edição

Seção

Artigos