A GEOGRAFIA E A ESCOLA REPENSANDO A CIDADE EM SALA DE AULA: UM PROPOSTA METODOLÓGICA

Autores

  • Vanessa Manfio
  • Melina Dornelles Severo

Palavras-chave:

cidade, mapas mentais, geografia escolar

Resumo


No espaço pós-moderno, muitos acontecimentos têm ocorrido, modificando espaços e técnicas, conferindo novas preocupações dentre os estudos das ciências de modo geral. Na geografia, especificamente, o estudo das cidades e suas realidades ganharam ímpeto neste novo século, já que a maioria da população encontra-se habitando o espaço urbano, dos quais decorre vários problemas. No que tange a geografia escolar, pode-se dizer que a abordagem desta temática também adquire outros contornos, procura-se associar o espaço vivido do aluno com o conteúdo, pois partido da realidade e experiências ou menos do que o educando percebe sobre o espaço citadino é que se constroem o conhecimento científico e conteúdista sobre o assunto.  Nesta visão, este artigo busca discutir a respeito das cidades e sobre a educação, principalmente referente ao ensino do lugar e da cidade, propondo uma prática metodológica para o tratamento deste assunto em sala de aula, através da metodologia dos mapas mentais que utiliza a vivência, percepção e experiências dos alunos para promover o ensino-aprendizagem.

 

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Publicado

30-07-2014

Como Citar

MANFIO, V.; SEVERO, M. D. A GEOGRAFIA E A ESCOLA REPENSANDO A CIDADE EM SALA DE AULA: UM PROPOSTA METODOLÓGICA. Perspectiva Geográfica, [S. l.], v. 9, n. 10, 2014. Disponível em: https://e-revista.unioeste.br/index.php/pgeografica/article/view/9745. Acesso em: 29 jan. 2022.

Edição

Seção

Artigos