MUDANÇAS DECORRENTES DA EXPANSÃO DA MONOCULTURA DA SOJA NO ESTADO DO TOCANTINS: DIAGNÓSTICO SOCIOECONÔMICO DOS MUNICÍPIOS DE CAMPOS LINDOS E LAGOA DA CONFUSÃO
Keywords:
Monocultura da Soja. Lagoa da Confusão. Campos Lindos. Índice de Desenvolvimento Humano. Agronegócio.Abstract
Este artigo objetiva discutir os impactos sócio-econômicos da expansão da monocultura da soja no estado do Tocantins, tendo como objeto de investigação os municípios de Lagoa da Confusão e Campos Lindos. A avaliação e análise dos indicadores sócio-econômicos foram efetuadas tendo como base dados fornecidos pelo Programa das Nações Unidas para o Desenvolvimento (PNUD) e pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), levando-se em consideração o intervalo de 1991-2000. As variáveis analisadas foram: População, por situação de domicílio (rural e urbana); Longevidade, Mortalidade e Fecundidade; Nível educacional da população adulta; Renda, pobreza e desigualdade; Porcentagem de renda apropriada por extratos da população e índice de desenvolvimento humano municipal. Observou-se uma dinamização da economia regional e local dos municípios pesquisados, bem como uma tendência na elevação dos índices de Desenvolvimento Humano, mas, em contrapartida, houve uma tendência de elevação dos índices de concentração de renda e de pobreza.
Downloads
Additional Files
Published
How to Cite
Issue
Section
License
Aviso de Direito Autoral Creative Commons
Política para Periódicos de Acesso Livre
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
1. Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.2. Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
3. Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).
Licença Creative Commons
Esta obra está licenciada com uma Licença Creative Commons Atribuição-NãoComercial-CompartilhaIgual 4.0 Internacional, o que permite compartilhar, copiar, distribuir, exibir, reproduzir, a totalidade ou partes desde que não tenha objetivo comercial e sejam citados os autores e a fonte.