A EDUCAÇÃO E A CONSTRUÇÃO DA RACIONALIDADE PAUTADA NA ÉTICA AMBIENTAL
Mots-clés :
Racionalidade ambiental, Educação Ambiental formal, Educação.Résumé
A crise ambiental vivenciada pelas sociedades no século XXI pauta a necessidade de questionamento do modelo de produção e consumo dos recursos naturais, mas, sobretudo, a urgência de relações socioeconômicas e ambientais que favoreçam a construção de uma sociedade na qual prevaleça a tolerância, a equidade, a pluralidade cultural e a democracia e o respeito a todas as formas de vida. Embora a Educação Ambiental Formal seja, na teoria, importante instrumento de questionamento deste modelo, na prática não cumpre efetivamente seu papel. Por isso o presente artigo relata pesquisa realizada junto as escolas do ensino fundamental e médio do Núcleo Regional de Francisco Beltrão – PR, na qual buscou-se investigar como o processo de Educação Ambiental é efetivado e se a discussão realizada neste âmbito cumpre seu objetivo de auxiliar na construção de uma nova racionalidade ambiental para as gerações mais jovens. Verificou-se que existe maior incidência de atividades realizadas com temas pontuais e desconectados da construção de valores ambiental e socialmente adequados a implementação de projetos de autogestão nos quais a população possa, estimulada pelo poder público e de acordo com suas próprias referências, construir condições de existência pautadas nos princípios de qualidade de vida, que não estão necessariamente atrelados a expansão dos padrões de consumo.
Téléchargements
Publié-e
Comment citer
Numéro
Rubrique
Licence
Aviso de Direito Autoral Creative Commons
Política para Periódicos de Acesso Livre
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
1. Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.2. Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
3. Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).
Licença Creative Commons
Esta obra está licenciada com uma Licença Creative Commons Atribuição-NãoComercial-CompartilhaIgual 4.0 Internacional, o que permite compartilhar, copiar, distribuir, exibir, reproduzir, a totalidade ou partes desde que não tenha objetivo comercial e sejam citados os autores e a fonte.