CONQUISTAS E NOVOS DESAFIOS DAS POLÍTICAS PÚBLICAS EM EDUCAÇÃO INDÍGENA NO ESTADO FRONTEIRIÇO DE RORAIMA

Auteurs-es

  • José Airton da Silva Lima

Mots-clés :

Índios, Roraima, Política Pública, Educação Indígena, Índios na Cidade.

Résumé

Este artigo versa sobre os índios que vivem em zona urbana e têm filhos matriculados nas escolas não indígenas. Os índios do Estado de Roraima têm sido os principais sujeitos na conquista de políticas públicas de Educação Indígena. Atualmente, no Estado, existem escolas públicas indígenas com a presença de professores indígenas e, dentre eles, alguns concursados. Existe, ainda, Curso Superior para professores indígenas. Todas essas conquistas são frutos de um processo histórico-cultural de reivindicação dos próprios indígenas. Mas, quanto aos índios estudando nas escolas urbanas não indígenas, existem políticas públicas que os favoreçam? Quais as estratégias para atendê-los? Antes, é preciso fazer uma análise do processo de conquista das políticas públicas em Educação Indígena pelos índios do Estado de Roraima. O objetivo deste artigo é apresentar e analisar a importância da teoria histórico-cultural dos indígenas do Estado de Roraima, nas conquistas, e os novos desafios das políticas públicas para os indígenas e para os Sistemas de Ensino do Estado de Roraima. O enfoque se desenvolve sobre o prisma das relações entre os indígenas e os órgãos responsáveis pela implementação de políticas públicas no Estado de Roraima.  

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Publié-e

01-01-2000

Comment citer

LIMA, J. A. da S. CONQUISTAS E NOVOS DESAFIOS DAS POLÍTICAS PÚBLICAS EM EDUCAÇÃO INDÍGENA NO ESTADO FRONTEIRIÇO DE RORAIMA. Perspectiva Geográfica, [S. l.], v. 7, n. 8, 2000. Disponível em: https://e-revista.unioeste.br/index.php/pgeografica/article/view/9449. Acesso em: 3 juill. 2024.

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Artigos