O REINO DE CRISTO NA TERRA: PROFETISMO E MILITÂNCIA EM THOMAS MÜNTZER
Mots-clés :
Thomas Müntzer, Teologia, Guerra dos camponeses.Résumé
O artigo discute a atuação de Thomas Müntzer enquanto teólogo e militante durante a Guerra dos Camponeses. O conflito ocorreu na Alemanha na primeira metade do século XVI. De uma relação inicialmente amistosa com Martinho Lutero, Müntzer passaria a divergir do monge agostiniano pregando uma reforma radical envolvida com elementos religiosos que se identificavam com as reivindicações dos camponeses. A ousadia do teólogo o levou, juntamente com os camponeses, a um fim trágico. No século XX, a ação revolucionária do profeta chegou a ser associada ao ideário de “precursor da revolução socialista”. Entre os intérpretes das ações do teólogo destacam-se as contribuições de Hugo Echegaray e Ernst Bloch. Bloch viu em Thomas Müntzer o “teólogo da revolução”. A ênfase do artigo volta-se aos estudos realizados por estes dois intérpretes. Contudo, outras fontes, como as homilias de Thomaz Müntzer e os “Os doze artigos dos camponeses” procuram qualificar a reflexão.
Téléchargements
Publié-e
Comment citer
Numéro
Rubrique
Licence
Aviso de Direito Autoral Creative Commons
Política para Periódicos de Acesso Livre
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
1. Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.2. Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
3. Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).
Licença Creative Commons
Esta obra está licenciada com uma Licença Creative Commons Atribuição-NãoComercial-CompartilhaIgual 4.0 Internacional, o que permite compartilhar, copiar, distribuir, exibir, reproduzir, a totalidade ou partes desde que não tenha objetivo comercial e sejam citados os autores e a fonte.