Resistência e Cultura: A Trajetória Guarani na Luta pela Terra no Oeste do Paraná
Agências de fomento
Palavras-chave:
Guarani, Propriedade, Cultura, Luta pela TerraResumo
O trabalho visa analisar, a partir de entrevista realizada com o indígena Guarani Adriano Benites, alguns aspectos da resistência Guarani frente aos conflitos na luta pela demarcação de terras. Partimos da contextualização sobre a presença dos Guarani no Oeste do Paraná e seus modos de vida e tradições, que serão contrastados com o processo de colonização da região e os ideais que o guiaram. Versaremos sobre o papel das diferentes concepções de uso e propriedade da terra nos conflitos existentes entre agricultores e Guaranis na região Oeste do Paraná. A partir da narrativa de vida produzida por Adriano, analisaremos a ação dos Guarani enquanto sujeitos políticos, afim de lançar luz sobre as alterações que exerceram em sua lógica de vida na luta pelo direito à terra, buscando compreender com quais sentidos podemos enxerga-los lançando mão da perspectiva da aculturação. As reflexões aqui desenvolvidas são fruto de minha participação na pesquisa "Colonização, Propriedade e Projetos Agrícolas no Paraná (Segunda Metade do Século XX)", coordenada pelo Prof. Dr. Marcos Nestor Stein. A pesquisa é vinculada ao INCT- História Social das Propriedades e Direitos de Acesso e à Rede Proprietas e financiada pelo CNPq e CapesDownloads
Publicado
11-02-2020
Como Citar
PATEK DE SOUZA, L. Resistência e Cultura: A Trajetória Guarani na Luta pela Terra no Oeste do Paraná. Perspectiva Geográfica, [S. l.], v. 14, n. 20, p. 2–15, 2020. Disponível em: https://e-revista.unioeste.br/index.php/pgeografica/article/view/24023. Acesso em: 28 jan. 2025.
Edição
Seção
Artigos
Licença
Aviso de Direito Autoral Creative Commons
Política para Periódicos de Acesso Livre
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
1. Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.2. Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
3. Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).
Licença Creative Commons
Esta obra está licenciada com uma Licença Creative Commons Atribuição-NãoComercial-CompartilhaIgual 4.0 Internacional, o que permite compartilhar, copiar, distribuir, exibir, reproduzir, a totalidade ou partes desde que não tenha objetivo comercial e sejam citados os autores e a fonte.