Publicação de artigos escritos por mulheres, na revista Tempo da Ciência, nos últimos 10 anos

Autores

  • Vania Sandeleia Vaz da Silva Unioeste

DOI:

https://doi.org/10.48075/rtc.v27i54.26645
Agências de fomento

Resumo

Antes de apresentar os artigos que foram reunidos para compor nosso Volume 27, Número 54, da revista Tempo da Ciência, referente ao segundo semestre de 2020, proponho uma breve reflexão a respeito das dificuldades enfrentadas por todas as pessoas, neste período de pandemia de COVID-19, que exige medidas de isolamento social e provoca mudanças significativas nas condições e modos de vida e trabalho de todas as pessoas no planeta. Sabemos que tais mudanças afetam de modo diferente quem já sofre com as assimetrias de poder, com as desigualdades sociais, com as dificuldades e conflitos em torno das opressões derivadas de formas equivocadas de lidar com as diversidades – de gênero, raça, etnia, religião, entre outras – e que isso impacta significativamente a produção acadêmica e intelectual, refletindo-se na significativa diminuição de “submissões” de artigos em geral e, especificamente, por parte de mulheres, por exemplo, considerando a sobrecarga de trabalho que têm sofrido neste período.

Para contribuir com esse debate, apresento, a seguir, algumas estatísticas a respeito dos últimos 10 anos de publicação da nossa revista, para que possamos estimular ainda mais as acadêmicas e professoras orientadoras a submeterem seus artigos, ensaios e resenhas, de modo a tornarem nossa publicação ainda mais inclusiva e igualitária. Foi interessante realizar esse levantamento porque mostrou que, efetivamente e sem que tenhamos agido deliberadamente com vistas a equilibrar as publicações entre artigos escritos por mulheres e por homens, existe uma proporção aceitável, que nos alegra (O gráfico e a tabela apresentados comprovam).

Biografia do Autor

Vania Sandeleia Vaz da Silva, Unioeste

Doutora em Ciência Política (USP)

Editor da revista.

Downloads

Publicado

22-12-2020

Como Citar

VAZ DA SILVA, V. S. Publicação de artigos escritos por mulheres, na revista Tempo da Ciência, nos últimos 10 anos. Tempo da Ciência, [S. l.], v. 27, n. 54, p. 6–10, 2020. DOI: 10.48075/rtc.v27i54.26645. Disponível em: https://e-revista.unioeste.br/index.php/tempodaciencia/article/view/26645. Acesso em: 27 abr. 2024.

Edição

Seção

Apresentação

Artigos mais lidos pelo mesmo(s) autor(es)

1 2 > >>