Publicação de artigos escritos por mulheres, na revista Tempo da Ciência, nos últimos 10 anos
DOI:
https://doi.org/10.48075/rtc.v27i54.26645Abstract
Antes de apresentar os artigos que foram reunidos para compor nosso Volume 27, Número 54, da revista Tempo da Ciência, referente ao segundo semestre de 2020, proponho uma breve reflexão a respeito das dificuldades enfrentadas por todas as pessoas, neste período de pandemia de COVID-19, que exige medidas de isolamento social e provoca mudanças significativas nas condições e modos de vida e trabalho de todas as pessoas no planeta. Sabemos que tais mudanças afetam de modo diferente quem já sofre com as assimetrias de poder, com as desigualdades sociais, com as dificuldades e conflitos em torno das opressões derivadas de formas equivocadas de lidar com as diversidades – de gênero, raça, etnia, religião, entre outras – e que isso impacta significativamente a produção acadêmica e intelectual, refletindo-se na significativa diminuição de “submissões” de artigos em geral e, especificamente, por parte de mulheres, por exemplo, considerando a sobrecarga de trabalho que têm sofrido neste período.
Para contribuir com esse debate, apresento, a seguir, algumas estatísticas a respeito dos últimos 10 anos de publicação da nossa revista, para que possamos estimular ainda mais as acadêmicas e professoras orientadoras a submeterem seus artigos, ensaios e resenhas, de modo a tornarem nossa publicação ainda mais inclusiva e igualitária. Foi interessante realizar esse levantamento porque mostrou que, efetivamente e sem que tenhamos agido deliberadamente com vistas a equilibrar as publicações entre artigos escritos por mulheres e por homens, existe uma proporção aceitável, que nos alegra (O gráfico e a tabela apresentados comprovam).
Downloads
Published
How to Cite
Issue
Section
License
Aviso de Direito Autoral Creative Commons
Política para Periódicos de Acesso Livre
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
1. Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
2. Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
3. Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).
Licença Creative Commons
Esta obra está licenciada com uma Licença Creative Commons Atribuição-NãoComercial-CompartilhaIgual 4.0 Internacional, o que permite compartilhar, copiar, distribuir, exibir, reproduzir, a totalidade ou partes desde que não tenha objetivo comercial e sejam citados os autores e a fonte.