Precisamos de um “método” para ler os clássicos da política?
DOI :
https://doi.org/10.48075/rtc.v26i52.25397Résumé
Esta edição da revista TEMPO DA CIÊNCIA publica um conjunto de artigos que permite vislumbrar como o envolvimento com a pesquisa – além do ensino e da extensão – são fundamentais para a formação universitária. Os trabalhos apresentados foram motivados ou influenciados por um tipo de prática que contribui para formar cientistas sociais capazes de realizar pesquisas teóricas desde a graduação, que podem ser aprofundadas no mestrado e doutorado. Mostram que é possível desenvolver a capacidade de reflexão a respeito da realidade aproveitando o que já foi pensando e sistematizado desde o surgimento da teoria política: em Atenas, sob a influência da principal experiência de democracia e a única que pode ser chamada de “direta”, embora também tenha sido limitada por diversos fatores que podem ser melhor conhecidos por meio de uma contextualização eficaz. Em conjunto, os artigos apresentam vantagens e desvantagens do contextualismo social ao mesmo tempo que contribuem para a análise dos temas específicos a que se dedicaram as pesquisadoras e os pesquisadores envolvidos, concluindo uma etapa relevante do processo de pesquisa a que estivemos dedicados nos últimos anos no âmbito do Grupo de Pesquisa Democracia e Desenvolvimento. Com a publicação do Dossiê: Contextualismo Social, finalizamos uma importante etapa da pesquisa, apresentando os resultados obtidos para conhecimento da comunidade acadêmica.Téléchargements
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