PROBLEMAS DE COERÊNCIA TEXTUAL E USO DE VARIANTE LINGUÍSTICA EM ARTIGOS DE OPINIÃO

Autores

  • Denize Teresinha Teis
  • Fabiane Moser
  • Mirtes Aparecida Teis

DOI:

https://doi.org/10.48075/rt.v9i18.8250

Palavras-chave:

artigo de opinião, reescrita, análise linguística.

Resumo

O presente artigo integra os estudos realizados pelo grupo de estudos “O ensino da gramática em uma perspectiva textual-discursiva”, que focaliza o ensino da língua portuguesa a partir da concepção interacionista de linguagem, adotando os gêneros do discurso como objeto de estudo da língua e o texto como unidade de sentido e ensino das práticas de leitura, análise linguística e produção textual. Os trabalhos do referido grupo consistem no estudo e na elaboração de sequências didáticas publicadas em Cadernos Pedagógicos com o propósito de oferecer subsídio teórico e prático aos professores. Nosso objetivo, neste trabalho é mostrar os resultados da aplicação de uma sequência didática do gênero artigo de opinião em uma turma de 8ª série, com o intuito de refletirmos, mais especificamente, a partir da prática de reescrita dos textos por parte dos próprios alunos, sobre os problemas de coerência textual e uso da variante linguística nos textos analisados.

 

Downloads

Publicado

28-06-2013

Como Citar

TEIS, D. T.; MOSER, F.; TEIS, M. A. PROBLEMAS DE COERÊNCIA TEXTUAL E USO DE VARIANTE LINGUÍSTICA EM ARTIGOS DE OPINIÃO. Trama, Marechal Cândido Rondon, v. 9, n. 18, p. 143–161, 2013. DOI: 10.48075/rt.v9i18.8250. Disponível em: https://e-revista.unioeste.br/index.php/trama/article/view/8250. Acesso em: 26 abr. 2024.

Edição

Seção

ARTIGO