PROBLEMAS DE COERÊNCIA TEXTUAL E USO DE VARIANTE LINGUÍSTICA EM ARTIGOS DE OPINIÃO
DOI:
https://doi.org/10.48075/rt.v9i18.8250Keywords:
artigo de opinião, reescrita, análise linguística.Abstract
This paper integrates studies by study group "The teaching of grammar in a textual-discursive perspective," which focuses on teaching the Portuguese language from the interactionistconception of language, adopting genres of discourse as an object of language study and the text as a unit of meaning and teaching of reading practices, linguistic analysis and textual production. The work of the group consisting of the study and development of instructional sequences published in Pedagogical books in order to provide theoretical and practical benefit to teachers. Our goal in this paper is to show the results of application of a didactic sequence of the genus opinion article in a class of 8th grade, in order to reflect more specifically, from the practice of rewriting of texts by the students themselves, on the problems of textual coherence and use of linguistic variation in the analyzed texts.
Downloads
Published
How to Cite
Issue
Section
License
Aviso de Direito Autoral Creative Commons
Política para Periódicos de Acesso Livre
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
1. Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.2. Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
3. Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).
Licença Creative Commons
Esta obra está licenciada com uma Licença Creative Commons Atribuição-NãoComercial-CompartilhaIgual 4.0 Internacional, o que permite compartilhar, copiar, distribuir, exibir, reproduzir, a totalidade ou partes desde que não tenha objetivo comercial e sejam citados os autores e a fonte.