PROBLEMAS DE COERÊNCIA TEXTUAL E USO DE VARIANTE LINGUÍSTICA EM ARTIGOS DE OPINIÃO
DOI:
https://doi.org/10.48075/rt.v9i18.8250Palavras-chave:
artigo de opinião, reescrita, análise linguística.Resumo
O presente artigo integra os estudos realizados pelo grupo de estudos “O ensino da gramática em uma perspectiva textual-discursiva”, que focaliza o ensino da língua portuguesa a partir da concepção interacionista de linguagem, adotando os gêneros do discurso como objeto de estudo da língua e o texto como unidade de sentido e ensino das práticas de leitura, análise linguística e produção textual. Os trabalhos do referido grupo consistem no estudo e na elaboração de sequências didáticas publicadas em Cadernos Pedagógicos com o propósito de oferecer subsídio teórico e prático aos professores. Nosso objetivo, neste trabalho é mostrar os resultados da aplicação de uma sequência didática do gênero artigo de opinião em uma turma de 8ª série, com o intuito de refletirmos, mais especificamente, a partir da prática de reescrita dos textos por parte dos próprios alunos, sobre os problemas de coerência textual e uso da variante linguística nos textos analisados.
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