O AGIR DO PROFESSOR EM FOCO: UM ESTUDO DOS EDITORIAIS E CARTAS DO LEITOR DA REVISTA NOVA ESCOLA

Autores

  • Cintia Morelli Rosa

DOI:

https://doi.org/10.48075/rt.v9i18.8257

Palavras-chave:

Análise de Discurso, Revista Nova Escola, Agir do professor.

Resumo


À luz da teoria do interacionismo social de Bakhtin/Volochinov (1999), com extensão para o interacionismo sociodiscursivo de Bronckart (1999) e fazendo uso da teoria dos gêneros discursivos (Bakhtin, 2010), este trabalho de pesquisa apontará as relações existentes entre a linguagem e o trabalho docente presentes em textos veiculados na Revista Nova Escola, da Editora Abril. Tendo em vista as constantes discussões sobre professor, condições de trabalho, saúde, indisciplina, etc., pretendemos levantar a imagem que a revista faz do trabalho do professor por meio da seção Caro Educador (editorial da publicação) e os apagamentos existentes na seção Caixa Postal, destinada à divulgação das opiniões do próprio leitor-professor.

Downloads

Publicado

01-01-2000

Como Citar

MORELLI ROSA, C. O AGIR DO PROFESSOR EM FOCO: UM ESTUDO DOS EDITORIAIS E CARTAS DO LEITOR DA REVISTA NOVA ESCOLA. Trama, [S. l.], v. 9, n. 18, p. 129–142, 2000. DOI: 10.48075/rt.v9i18.8257. Disponível em: https://e-revista.unioeste.br/index.php/trama/article/view/8257. Acesso em: 26 jan. 2022.

Edição

Seção

ARTIGO