v. 12 n. 27 (2016)

Publicado: 11-10-2016

Apresentação

  • VOLUME 12 - NÚMERO 27

    Luciane Thomé Schröder, Juliana de Sá França, Márcia Sipavicius Seide
    1-4
    DOI: https://doi.org/10.48075/rt.v12i27.15306

Temas Livres

  • HEROÍNAS PROBLEMÁTICAS COMO PROTAGONISTAS EM “AS BONECAS”, DE MÁRCIA DENSER

    Enedir Silva Santos, Kelcilene Grácia Rodrigues, Ulisses Infante
    5-30
    DOI: https://doi.org/10.48075/rt.v12i27.14548
  • GÊNEROS DISCURSIVOS E O ENSINO-APRENDIZAGEM DE JAPONÊS: O QUE OS TEXTOS TÊM A (NOS) ENSINAR

    Renan Kenji Sales Hayashi
    31-56
    DOI: https://doi.org/10.48075/rt.v12i27.14544
  • O ENSINO/APRENDIZAGEM DE LÍNGUA PORTUGUESA A PARTIR DE UMA ABORDAGEM DISCURSIVA: UMA PROPOSTA DE TRABALHO

    Ariana de Carvalho, Gilmara dos Reis Ribeiro
    57-83
    DOI: https://doi.org/10.48075/rt.v12i27.14488
  • PROGRAMA INTERNACIONAL DE AVALIAÇÃO DE ESTUDANTES (PISA): A CONCEPÇÃO DE LETRAMENTO E O ESTADO DA ARTE NO BRASIL

    Marina Casaril
    84-109
    DOI: https://doi.org/10.48075/rt.v12i27.14458
  • VARIAÇÃO PRONOMINAL NÓS/A GENTE EM GUARAPUAVA, PARANÁ: O PAPEL DOS FATORES LINGUÍSTICOS

    Vanessa Aparecida Deon, Loremi Loregian Penkal, Lucene Teresinha Franceschini
    110-138
    DOI: https://doi.org/10.48075/rt.v12i27.14295
  • CONTEXTO DEFINITÓRIO EM DICIONÁRIO ESPECIALIZADO: EXPERIÊNCIAS DO DICIONÁRIO DA MADEIRA

    Davi Pereira de Souza
    139-161
    DOI: https://doi.org/10.48075/rt.v12i27.14534
  • O LÉXICO E O PRINCÍPIO DA DIVERSIDADE LINGUÍSTICA

    Zilda Dourado Pinheiro, Silval Sousa Filho, Elza Couto
    162-177
    DOI: https://doi.org/10.48075/rt.v12i27.14318
  • SHOULD GENDER AND SEXUALITY STUDIES BE INCLUDED IN LANGUAGE EDUCATION?

    Daniel Mello Ferraz
    178-201
    DOI: https://doi.org/10.48075/rt.v12i27.14108
  • PRINCÍPIOS DO PRAZER E DA REALIDADE NO TRICKSTER MACUNAÍMA

    Renato Amado Barreto
    202-226
    DOI: https://doi.org/10.48075/rt.v12i27.14435
  • O TEMPO NO TEATRO DE GIL VICENTE

    Maria Perla Araújo Morais
    252-270
    DOI: https://doi.org/10.48075/rt.v12i27.14371
  • GLOSAS E ENTRE-GLOSAS: MURILO MENDES - ARTHUR RIMBAUD, OSWALD DE ANDRADE - BLAISE CENDRARS

    Leila de Aguiar Costa
    271-290
    DOI: https://doi.org/10.48075/rt.v12i27.14519
  • A HERANÇA DA CRISE DE VERSO NA POESIA DE MANOEL DE BARROS

    Antônio Lopes Filho
    291-312
    DOI: https://doi.org/10.48075/rt.v12i27.14469
  • O VERGALHO, DE MACHADO DE ASSIS – UMA LEITURA SOB A ÓTICA DAS ESTRATÉGIAS DE DOMINAÇÃO CULTURAL E COLONIAL

    Marcio da Silva Oliveira
    313-333
    DOI: https://doi.org/10.48075/rt.v12i27.14478
  • A POSIÇÃO DO NARRADOR E OUTRAS TÉCNICAS NO ROMANCE MACHADIANO

    Fabrício César de Aguiar
    334-357
    DOI: https://doi.org/10.48075/rt.v12i27.14222
  • UMA CONVERSA COM O PASSADO E UMA PROJEÇÃO DE FUTURO: HISTÓRIA,VERISMO E DISTOPIA EM JOGOS VORAZES

    Valdinei Arboleya
    358-377
    DOI: https://doi.org/10.48075/rt.v12i27.14064
  • TRAJETÓRIA HISTÓRICA DAS COLEÇÕES LITERÁRIAS: CONCEITUAÇÕES PARA OS FORMATOS DE COLETÂNEAS SERIADAS E TEMÁTICAS

    Humberto Fois-Braga
    378-401
    DOI: https://doi.org/10.48075/rt.v12i27.14530