Práticas de leitura: o texto literário em sala de aula

Autores/as

  • Alice Atsuko Matsuda
  • Naira de Almeida Nascimento

DOI:

https://doi.org/10.48075/rt.v11i23.13050

Palabras clave:

Método Recepcional, Sequência didática, , Práticas de leitura.

Resumen

A Estética da Recepção modificou a hierarquização tradicional da teoria literária que ora primou pelo texto ora pelo contexto, ao deslocar a motivação maior do objeto literário na instância da recepção, ou seja, o leitor. Em sua esteira, Maria da Glória Bordini e Vera Teixeira de Aguiar formularam o Método Recepcional, que serve como embasamento para a sequência didática apresentada nesse estudo. Com foco em alunos do 7o. Ano do Ensino Fundamental, a proposta prioriza o estímulo à recepção do texto literário, além da abertura de horizontes propiciada por sua discussão. 

Publicado

21-10-2015

Cómo citar

ATSUKO MATSUDA, A.; DE ALMEIDA NASCIMENTO, N. Práticas de leitura: o texto literário em sala de aula. Trama, Marechal Cândido Rondon, v. 11, n. 23, p. 3–27, 2015. DOI: 10.48075/rt.v11i23.13050. Disponível em: https://e-revista.unioeste.br/index.php/trama/article/view/13050. Acesso em: 10 may. 2025.

Número

Sección

ARTIGO