O DICIONÁRIO COMO ARMA IDEOLÓGICA: Notas sobre o Diccionario Carcundatico (1821)
DOI :
https://doi.org/10.48075/rt.v12i24.13640Mots-clés :
lexicografia, ideologia, língua portuguesa, Brasil.Résumé
Este artigo tem como objetivo analisar o Diccionario Carcundatico (1821), obra singular na lexicografia portuguesa, que foi publicada no Rio de Janeiro pelo militar José Joaquim Lopes de Lima. Embora o dicionário apresente algumas das características de toda a obra lexicográfica – macroestrutura, microestrutura, ordem alfabética e certas formas de marcação –, na verdade não se trata de um dicionário da língua corrente mas, sim, de uma sátira inscrita na disputa ideológica/ política entre liberais e absolutistas na segunda década do século XIX. É nesse contexto que as unidades lexicais arroladas pelo autor cumprem uma função e fazem sentido. Com a análise dessas unidades e das suas microestruturas, procura-se demonstrar como “dicionário”, como género (meta)linguístico, pelas suas características específicas, foi visto como uma arma ao serviço do debate ideológico.Téléchargements
Publié-e
Comment citer
Numéro
Rubrique
Licence
Aviso de Direito Autoral Creative Commons
Política para Periódicos de Acesso Livre
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
1. Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.2. Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
3. Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).
Licença Creative Commons
Esta obra está licenciada com uma Licença Creative Commons Atribuição-NãoComercial-CompartilhaIgual 4.0 Internacional, o que permite compartilhar, copiar, distribuir, exibir, reproduzir, a totalidade ou partes desde que não tenha objetivo comercial e sejam citados os autores e a fonte.