O TRATAMENTO DAS COLOCAÇÕES VERBAIS (VERBO + SUBSTANTIVO) NO DICIONÁRIO OXFORD ESCOLAR PARA ESTUDANTES BRASILEIROS DE INGLÊS (2009)

Autores

  • Márcia dos Santos Dornelles

Palavras-chave:

Lexicografia, Dicionário bilíngue escolar, Colocações verbais

Resumo


O termo colocação designa casos de co-ocorrência léxico-sintática, ou seja, palavras que usualmente “andam juntas”. As colocações conferem maior naturalidade à fala e à escrita; porém normalmente oferecem dificuldade para aprendizes de uma língua estrangeira, sobretudo na produção textual. Isso porque as línguas são assimétricas entre si, e o aprendiz tende a traduzir essas combinatórias de forma literal. Por esses motivos, as colocações são um elemento fundamental em um dicionário bilíngue ativo. Assim, o objetivo deste estudo foi avaliar a eficácia do tratamento das colocações verbais (verbo + substantivo) no Dicionário Oxford Escolar para Estudantes Brasileiros de Inglês – DOE (2009), na direção português-inglês, para sanar dúvidas quanto à produção dessas colocações. Para tanto, sete estudantes foram observados em suas estratégias de busca por quatro colocações nesse dicionário. Os achados do estudo conduziram à conclusão de que o DOE (2009) não é adequado para sanar dúvidas de produção de colocações verbais de estudantes brasileiros de inglês em nível inicial de aprendizagem.

Downloads

Publicado

19-12-2014

Como Citar

DORNELLES, M. dos S. O TRATAMENTO DAS COLOCAÇÕES VERBAIS (VERBO + SUBSTANTIVO) NO DICIONÁRIO OXFORD ESCOLAR PARA ESTUDANTES BRASILEIROS DE INGLÊS (2009). Travessias, Cascavel, v. 8, n. 3, 2014. Disponível em: https://e-revista.unioeste.br/index.php/travessias/article/view/10583. Acesso em: 5 dez. 2021.

Edição

Seção

LINGUAGEM