O TRATAMENTO DAS COLOCAÇÕES VERBAIS (VERBO + SUBSTANTIVO) NO DICIONÁRIO OXFORD ESCOLAR PARA ESTUDANTES BRASILEIROS DE INGLÊS (2009)
Palavras-chave:
Lexicografia, Dicionário bilíngue escolar, Colocações verbaisResumo
O termo colocação designa casos de co-ocorrência léxico-sintática, ou seja, palavras que usualmente “andam juntas”. As colocações conferem maior naturalidade à fala e à escrita; porém normalmente oferecem dificuldade para aprendizes de uma língua estrangeira, sobretudo na produção textual. Isso porque as línguas são assimétricas entre si, e o aprendiz tende a traduzir essas combinatórias de forma literal. Por esses motivos, as colocações são um elemento fundamental em um dicionário bilíngue ativo. Assim, o objetivo deste estudo foi avaliar a eficácia do tratamento das colocações verbais (verbo + substantivo) no Dicionário Oxford Escolar para Estudantes Brasileiros de Inglês – DOE (2009), na direção português-inglês, para sanar dúvidas quanto à produção dessas colocações. Para tanto, sete estudantes foram observados em suas estratégias de busca por quatro colocações nesse dicionário. Os achados do estudo conduziram à conclusão de que o DOE (2009) não é adequado para sanar dúvidas de produção de colocações verbais de estudantes brasileiros de inglês em nível inicial de aprendizagem.Downloads
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Aviso de Direito Autoral Creative Commons
Política para Periódicos de Acesso Livre
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
1. Autores mantêm os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
2. Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
3. Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).
Licença Creative Commons
Esta obra está licenciada com uma Licença Creative Commons Atribuição-NãoComercial-CompartilhaIgual 4.0 Internacional, o que permite compartilhar, copiar, distribuir, exibir, reproduzir, a totalidade ou partes desde que não tenha objetivo comercial e sejam citados os autores e a fonte.