O LÚDICO NA EDUCAÇÃO INFANTIL: UMA VISÃO PSICOPEDAGÓGICA

Autores

  • Cassiane Knebel

Palavras-chave:

Lúdico. Educação Infantil. Psicopedagogia.

Resumo


Este trabalho teve a preocupação de relatar pontos importantes e condizentes no que se refere ao lúdico na educação infantil: uma visão psicopedagógica. O psicopedagogo tem como uma de suas funções, auxiliar o pedagogo na elaboração de planos de ensino, métodos pedagógicos e projetos na área de pesquisa visando promover a qualidade, a valorização e a democratização do ensino. Com a atividade lúdica na educação infantil, é possível facilitar o processo de sondagem na intervenção psicopedagógica. É no brincar que a criança expressa seus sentimentos e conflitos, buscando alternativas para melhor lidar com emoções. Diante do exposto decorre a importância de analisar a forma lúdica na educação infantil. O presente estudo estabelece a seguinte questão problematizadora: Como a forma lúdica pode auxiliar na atuação do psicopedagogo na educação infantil? O trabalho justifica-se incorporando o lúdico como um grande fator para a construção de conhecimento das crianças durante toda infância, e com isso desenvolvendo através de atividades a imaginação, espontaneidade, criatividade, sistema de representação de escrita/leitura. Dessa maneira, o trabalho está formatado numa pesquisa bibliográfica, a fim de melhor entender esse tema que possui vasta importância nos dias de hoje.

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Publicado

19-12-2014

Como Citar

KNEBEL, C. O LÚDICO NA EDUCAÇÃO INFANTIL: UMA VISÃO PSICOPEDAGÓGICA. Travessias, Cascavel, v. 8, n. 3, 2014. Disponível em: https://e-revista.unioeste.br/index.php/travessias/article/view/10952. Acesso em: 5 dez. 2021.

Edição

Seção

EDUCAÇÃO