O LÚDICO NA EDUCAÇÃO INFANTIL: UMA VISÃO PSICOPEDAGÓGICA
Palavras-chave:
Lúdico. Educação Infantil. Psicopedagogia.Resumo
Este trabalho teve a preocupação de relatar pontos importantes e condizentes no que se refere ao lúdico na educação infantil: uma visão psicopedagógica. O psicopedagogo tem como uma de suas funções, auxiliar o pedagogo na elaboração de planos de ensino, métodos pedagógicos e projetos na área de pesquisa visando promover a qualidade, a valorização e a democratização do ensino. Com a atividade lúdica na educação infantil, é possível facilitar o processo de sondagem na intervenção psicopedagógica. É no brincar que a criança expressa seus sentimentos e conflitos, buscando alternativas para melhor lidar com emoções. Diante do exposto decorre a importância de analisar a forma lúdica na educação infantil. O presente estudo estabelece a seguinte questão problematizadora: Como a forma lúdica pode auxiliar na atuação do psicopedagogo na educação infantil? O trabalho justifica-se incorporando o lúdico como um grande fator para a construção de conhecimento das crianças durante toda infância, e com isso desenvolvendo através de atividades a imaginação, espontaneidade, criatividade, sistema de representação de escrita/leitura. Dessa maneira, o trabalho está formatado numa pesquisa bibliográfica, a fim de melhor entender esse tema que possui vasta importância nos dias de hoje.
Downloads
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Aviso de Direito Autoral Creative Commons
Política para Periódicos de Acesso Livre
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
1. Autores mantêm os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
2. Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
3. Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).
Licença Creative Commons
Esta obra está licenciada com uma Licença Creative Commons Atribuição-NãoComercial-CompartilhaIgual 4.0 Internacional, o que permite compartilhar, copiar, distribuir, exibir, reproduzir, a totalidade ou partes desde que não tenha objetivo comercial e sejam citados os autores e a fonte.