O ENCONTRO DO NÓS NA/DA ESCOLA: CONVERSAS SOBRE IDENTIDADE E DIFERENÇA
Palavras-chave:
Conversa, Indentidade, Diferença, Cotidiano, CurrículoResumo
Neste artigo buscamos tratar sobre a dificuldade que temos em conversar na atualidade. Os autores escolheram conversar sobre/na/da/com a escola não por acaso. Não se trata de um jogo de palavras, de pronomes, mas da subversão do pensar. Não se pode apenas conversar sobre a escola. Não basta. Por isso, se a conversa está circunscrita ao espaçotempo escolar trazer o eu, o tu e o ele revela a ferida aberta de que estamos juntos e sozinhos, juntos e ilhados, juntos e emudecidos, juntos sem escutar o que tem o outro a dizer. Os nós traz a polissemia da palavra, que diz do coletivo, da possibilidade de conversar não entre os mesmo, como diz Skliar (2011), mas sobre outros, outros diferentes de nós. Enfim, intuitivamente ambos pretendem conversar sobre educação e diversidade, sobre a necessidade que se revela no âmbito da formação inicial e continuada (ou em contexto) e, especificamente, discutir os processos de subjetivação e diferença, onde a possiblidade de instaurar uma contrapalavra para a hegemonia de uma matriz curricular nos cursos de formação de professores e professoras ainda insiste em tratar de um sujeito único, absoluto, universal. E, não menos importante, pelo desejo de saber sobre o que ainda não se sabe.Downloads
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Aviso de Direito Autoral Creative Commons
Política para Periódicos de Acesso Livre
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
1. Autores mantêm os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
2. Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
3. Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).
Licença Creative Commons
Esta obra está licenciada com uma Licença Creative Commons Atribuição-NãoComercial-CompartilhaIgual 4.0 Internacional, o que permite compartilhar, copiar, distribuir, exibir, reproduzir, a totalidade ou partes desde que não tenha objetivo comercial e sejam citados os autores e a fonte.