A importância da escola como local ideal para a formação e ascensão social dos sujeitos na Amazônia Sul Ocidental
Palavras-chave:
Histórias de vida, formação docente, programa de formação de professores, inserção na docência.Resumo
O presente trabalho tem como objetivo descrever um estudo sobre a trajetória da história de vida dos acadêmicos do curso Pedagogia da Universidade Federal do Acre/UFAC, polo município de Feijó, no estado do Acre. A proposta parte da necessidade dos acadêmicos do curso de Pedagogia do Programa de Formação de Professores da Educação Básica- PARFOR concluírem seu curso com a apresentação do trabalho de conclusão de curso-TCC. Diante disso, foram traçados, também, os seguintes objetivos específicos: (I) identificar as formas de contribuição da escola para a formação do sujeito e (II) analisar o processo de ascensão social por meio da escola. Este trabalho traz uma reflexão acerca da prática docente, dessa forma, abrindo caminho para que outros profissionais vejam a importância dessa metodologia. Assim, tal análise reflexiva discute: (i) trajetória de formação escolar, (ii) inserção na docência, (iii) experiências e prática na docência e (iv) processo de desenvolvimento profissional, possibilitando a construção de um profissional capaz de lidar com as dificuldades existentes na área educacional. A metodologia utilizada para o desenvolvimento do trabalho consiste na pesquisa qualitativa construída a partir dos relatos autobiográficos dos sujeitos. Diante disso, neste estudo são apresentados reflexões, discussões e “desabafos” sobre as histórias de vidas dos autores, confirmando a importância da escola como fator decisivo e emancipatório para a formação e ascensão social dos sujeitos. Para empreender tal reflexão, temos como aporte teórico: Chizzotti (2005); Josso (2004); Rodrigues e Gabriel (2003); Vasconcelos (2003); Pimenta (2007); Ludke e Boing (2004); Veiga (2010); Imbernón (2016).
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