O teatro na educação infantil mediado pela contação de história

Autores

Agências de fomento
CNPQ e CAPES

Palavras-chave:

Contação de História, Teatro, Educação Infantil, Ambientação cênica e sonora.

Resumo

Este artigo consiste em apontamentos e reflexões que emergiram da parte prática da pesquisa de doutorado intitulada “Colocando um Novo Ponto em cada Conto: possibilidades de inserção do teatro na educação infantil”. A pesquisa teve como objetivo central inserir o teatro na Educação Infantil através da contação de história e o do brincar. A peça ‘A Tempestade’ de William Shakespeare foi empregada como fio condutor de uma experiência cênica narrativa, pensada através da ambientação cênica e sonora do espaço escolar, como possibilidade de forjar uma experiência sensório-motora, artística e estética para crianças entre três e cinco anos de idade. O aritgo apresenta três eixos de discussão: teatro com crianças, contação de história e espaço cênico; pensando a contação de história inserida no universo do teatro e no contexto da contemporaneidade, buscando apontar aspectos da teatralidade e da performatividade que permeiam o fazer de quem conta histórias, além de apresentar o teatro a criança pequena. A opção metodológica aplicada foi uma pesquisa qualitativa com caráter descritivo, tendo as crianças como sujeitos criadores. Os procedimentos metodológicos foram: Levantamento Bibliográfico com o aporte teórico: Vygotsky, Bachelard, Celso Sisto, Vera Lúcia Bertoni dos Santos, Gilka Girandello, Luciana Hartmann e Adriana Klisys; Análise Documental e Pesquisa de Campo - foram realizadas apresentações em cinco centros de educação infantil na cidade de Dourados/MS. Com as apresentações foi possível comprovar que o brincar através do teatro e da contação de história tem um importante papel no desenvolvimento social, cognitivo, corporal e imaginativo da criança e do professor.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Flavia Janiaski Vale, Universiade Federal da Grande Dourados

Doutoranda em Artes Cênicas pela UFBA, com bolsa de doutorado sanduiche pela CAPES na University of Massachusetts/Boston no programa de Early Childhood Education. Mestre em Teatro pela Universidade do Estado de Santa Catarina - UDESC e Graduada em Artes Cênicas pela mesma universidade. Trabalhou como Professora Colaboradora na mesma instituição na área de Teatro Educação e Produção Cultural. Além de trabalhar com Produção Cultural em diversos projetos Municipais e Estaduais e trabalhar como produtora da Harmônica Arte e Entretenimento. Tem experiência em Artes, com ênfase em Teatro-Educação, Produção Cultural, Contação de História, Orientação de Estágio, Improvisação e Montagem Teatral. Atualmente é Professora Adjunta da Universidade Federal da Grande Dourados (UFGD) no Curso de Licenciatura e Bacharelado em Artes Cênicas, onde já atuou como Coordenadora Pedagógica do Curso, e presidente da Comissão de Estágio Supervisionado do Curso de Artes Cênicas – COES/Artes Cênicas, além de Coordenar o SubProjeto de Teatro do Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência (PIBID)/UFGD

Referências

BENJAMIN, Walter. Obras escolhidas. Vol. 1. Magia e técnica, arte e política. Ensaios sobre literatura e história da cultura. 3. ed. Prefácio de Jeanne Marie Gagnebin. São Paulo: Brasiliense, 1987.

BROUGERE. Gellis. Brinquedo e Cultura. São Paulo: Editora Cortez, 1995.

CUNHA, Gabriela Duarte. A importância da contação de histórias e da leitura em voz alta para crianças em fase de alfabetização. Rio de Janeiro: CiFEFiL, 2013.

FERREIRA, Melissa. Isto não é um ator: o teatro da sociètas Raffaello Sanzio. São Paulo: Perspectiva, 2016.

FARIA, Alessandra. Contas histórias com o jogo teatral. São Paulo: Perspectiva, 2011.

FLECK, Felícia. Contar histórias é profissão? O que dizem os contadores. In MEDEIROS, Fábio Henrique Nunes e MORAES, Taiza Mara Rauen (org). Contação de histórias: tradição, poéticas e interfaces. São Paulo: Edições Sesc São Paulo, 2015. p. 315-324.

GARANHUNS, Valdeck. Folguedos, brincantes e a contação de histórias. In MEDEIROS, Fábio Henrique Nunes e MORAES, Taiza Mara Rauen (org). Contação de histórias: tradição, poéticas e interfaces. São Paulo: Edições Sesc São Paulo, 2015. p. 57-69.

GIRANDELLO, Gilka. Imaginação: arte e ciência na infância. Pro-Posições, Campinas, 2011. v. 22, n. 2, p. 75-92, maio/ago. Disponível em: https://periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/index.php/proposic/article/view/8643263/0.

GOMES, Lenice, MORAES, Fabiano (org). A arte de encantar: o contador de histórias contempoâneo e seus olhares. São Paulo: Cortz, 2012.

HARTMANN, Luciana. Crianças contadoras de histórias: narrativa e performance em aulas de teatro. Revista do Programa de Pós-graduação em Artes da UnB, Brasília,. v. 13, n. 2, p. 230-248, jul./dez. 2014.

KLISYS, Adriana. Quer jogar? São Paulo: Edições SESC SP, 2010.

LUCENA, Karina de Castilhos. Uma fenomenologia da imaginação através do espaço. Rev. Eletrônica Crítica e teoria de literaturas, Porto Alegre, v. 3, n. 1., 2007.

MATOS, Gislayne Avelar. Mergulhadores em beleza: a Arte de contar histórias e a arte-educação. In GOMES, Lenice, MORAES, Fabiano (org). A arte de encantar: o contador de histórias contempoâneo e seus olhares. São Paulo: Cortz, 2012. p. 111 – 131.

MATOS, Gislayne Avelar. Contação de histórias como linguagem artística. In MEDEIROS, Fábio Henrique Nunes e MORAES, Taiza Mara Rauen (org). Contação de histórias: tradição, poéticas e interfaces. São Paulo: Edições Sesc São Paulo, 2015. p. 202 - 212.

PESSOA, Augusto. Teatro e Contação de História. In MEDEIROS, Fábio Henrique Nunes e SHAKESPEARE, William. A Tempestade. Porto Alegre: L&M, 2015.

SISTO, Celso. A arte de contar histórias e sua importância no desenvolvimento infantil. 2001. Disponível em: http://www.artistasgauchos.com.br/celso/ensaios/artecontarhist.pdf . Acesso em 10 nov. 2018.

SLADE, Peter. O jogo dramático infantil. São Paulo: Sumus, 1978.

SLADE, Peter. The history of the development of higher mental functions. New York, NY: Plenum Press, 1997.

Videos no youtube:

HELIODORA, Barbara. A Evolução de Shakespeare. 2014. Disponível em: https://www.youtube.com/watch?v=e9rs2DgpI98. Acesso em: 10 set. 2017.

KISHIMOTO, Tizuo Morchida. O Brincar na Educação Infantil. 2010. Disponível em: https://www.youtube.com/watch?v=09w8a-u-AUU. Acesso em: 7 nov. 2018.

Downloads

Publicado

03-05-2019

Como Citar

JANIASKI VALE, F. O teatro na educação infantil mediado pela contação de história. Travessias, Cascavel, v. 13, n. 1, p. e21951, 2019. Disponível em: https://e-revista.unioeste.br/index.php/travessias/article/view/21951. Acesso em: 19 abr. 2024.

Edição

Seção

[DT] RECEPÇÃO E MEDIAÇÃO DA ARTE CONTEMPORÂNEA