Linguagem da química na educação química

entre caminhos epistemológicos e hermenêuticos

Autores

DOI:

https://doi.org/10.48075/rt.v17i1.30201
Agências de fomento
CNPq

Palavras-chave:

Linguagem da Química, Educação Química, Epistemologia, Hermenêutica

Resumo

Neste ensaio, pretendemos abordar a linguagem da Química a partir de duas perspectivas: a epistemológica e a hermenêutica. Partimos do pressuposto de que a linguagem constitui os seres humanos e que, a partir dela, torna-se possível a comunicação e a interação, ou seja, os seres humanos se constituem pela e na linguagem e dela são dependentes. Sua importância se reflete no campo educacional, pois ao considerarmos que a escola é um lugar de aprender a viver em sociedade, a interpretação, a compreensão e o diálogo sobre o conhecimento se dão na linguagem. No ensino de Ciências, é possível destacar a presença de duas perspectivas de linguagem. Portanto, este trabalho trata da linguagem da Química a partir destas duas perspectivas: i. a linguagem fundamentada pela epistemologia e; ii. a linguagem fundamentada pela hermenêutica. Por conta da importância das duas perspectivas na compreensão do conhecimento historicamente produzido e ao compromisso da escola em sua transmissão às gerações mais jovens, este ensaio propõe um estudo da linguagem da Química fundamentado a partir dessas duas perspectivas, entendendo-as de forma complementar. Através da ideia de complementaridade, a epistemologia trataria da racionalidade técnica, com seus direcionamentos lógicos e instrumentais e a hermenêutica trataria da racionalidade do compreender por meio da historicidade e da tradição.

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Biografia do Autor

Geane Caroline Orlandin, Universidade Federal do Paraná (UFPR)

Acadêmica do curso de Licenciatura em Ciências Exatas com Habilitação em Química na Universidade Federal do Paraná (UFPR), Setor Palotina. Membro do Grupo de Pesquisa JANO: Filosofia e História na Educação em Ciências da UFPR. Bolsista PIBIC/CNPq. E-mail: carolinegeane1999@gmail.com

Robson Simplicio de Sousa, Universidade Federal do Paraná (UFPR)

Professor Adjunto do Departamento de Educação, Ensino e Ciências da Universidade Federal do Paraná (UFPR). Líder do Grupo de Pesquisa JANO: Filosofia e História na Educação em Ciências da UFPR. Doutor em Educação em Ciências: Química da Vida e Saúde pela Universidade Federal do Rio Grande (FURG), Mestre em Química Tecnológica e Ambiental pela FURG e Licenciado em Química pela Universidade Federal de Pelotas (UFPel). Atua no Programa de Pós-Graduação em Educação em Ciências, Educação Matemática e Tecnologias Educativas (PPGECEMTE) da UFPR, Setor Palotina. E-mail: robsonsimplicio@hotmail.com.

Maria do Carmo Galiazzi, Universidade Federal do Rio Grande (FURG)

Professora Titular Aposentada da Universidade Federal do Rio Grande (FURG). Doutora em Educação pela Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (PUCRS). Atua no Programa de Pós-Graduação em Educação em Ciências da FURG. E-mail: mcgaliazzi@gmail.com

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Publicado

28-04-2023

Como Citar

ORLANDIN, G. C. .; SOUSA, R. S. de; GALIAZZI, M. do C. Linguagem da química na educação química: entre caminhos epistemológicos e hermenêuticos. Travessias, Cascavel, v. 17, n. 1, p. e30201, 2023. DOI: 10.48075/rt.v17i1.30201. Disponível em: https://e-revista.unioeste.br/index.php/travessias/article/view/30201. Acesso em: 28 mar. 2024.

Edição

Seção

[DT] 20 ANOS DE PESQUISA E FORMAÇÃO: PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM LETRAS – PPGL